Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/3484
acessibilidade
Title: Política monetária do BCEAO e o crédito interno na UEMOA: os casos de Benin, Costa do Marfim, Guiné-Bissau e Senegal
Authors: Yalá, Danso António
Orientador: Lagoa, Sérgio
Keywords: Política Monetária
Banco Central dos Estados da África Ocidental
UEMOA
Crédito Interno
Banco Central
Monetary Policy
WAEMU
Domestic Credit
Central Bank
Interest Rate
Issue Date: 28-Mar-2012
Citation: YALÁ, Danso António - Política monetária do BCEAO e o crédito interno na UEMOA: os casos de Benin, Costa do Marfim, Guiné-Bissau e Senegal [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2010. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/3484>.
Abstract: Pretende-se, neste estudo, investigar em que medida a alteração do instrumento da política monetária baseado em taxas de juro, afecta o crédito interno na UEMOA e paralelamente, o impacto dessa situação no PIB e na inflação. A metodologia usada é o modelo VAR, que pretende identificar os efeitos do choque na taxa de juro directora nas restantes variáveis, mas também se a evolução de uma ou mais dessas variáveis pode levar à alteração das taxas de juro. Embora sejam diferentes de um país para outro, mas duma forma geral, os resultados indicam que uma alteração da taxa juro não afecta significativamente o crédito concedido à economia, apesar de o seu efeito ser significativo na inflação e no PIB. Isto significa que há um efeito no consumo e investimento que não se reflecte no crédito. Por outro lado, procuramos perceber se o BCEAO altera a taxa de juro em função de uma variação no crédito interno, no PIB ou na inflação. A este respeito, os resultados indicam que o BCEAO reage pouco em resposta a um choque numa destas variáveis.
This study research the impact of interest rate affect on the credit in WAEMU and its consequent effect on GDP and inflation. We use VAR methodology, which identifies the economic effects of a shock in the Central Bank interest rate. We also study what variables can lead to a change in that interest rate. Although results vary from country to country, the change in the interest rate does not significantly affects the credit granted to the economy, although its effect is significant on inflation and on GDP. On the other hand, we study how the WAEMU`s Central Bank changes interest rate in response to domestic credit, GDP and inflation. Results show that de Central Bank has a small reaction to those variables.
URI: http://hdl.handle.net/10071/3484
Designation: Mestrado em Economia Monetária e Financeira
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Tese.pdf1.44 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.