Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/34814
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLoureiro, Sandra Maria Correia-
dc.contributor.advisorNascimento, Jorge Pimentel do-
dc.contributor.authorAssunção, Beatriz Ramos Gomes da-
dc.date.accessioned2025-07-17T13:56:58Z-
dc.date.issued2024-12-13-
dc.date.submitted2024-10-
dc.identifier.citationAssunção, B. R. G. da (2024). Exploring green cosmetic purchase behavior: An extended model of goal-directed behavior with psychological and moral influences [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34814por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/34814-
dc.description.abstractThis study investigates the motivations and behind consumers' green cosmetics purchases by extending the Model of Goal-Directed Behavior to include emotional, moral, and psychological dimensions. In response to the rising environmental concerns tied to consumerism, particularly within the cosmetics industry, this study aims to clarify how factors like pride, guilt, moral norms, and personality traits shape consumers' eco-friendly purchasing intentions. Through a quantitative survey approach, findings reveal that consumers’ desires to purchase green cosmetics are significantly influenced by attitudes, subjective norms, and past behavior, underscoring the relevance of model of goal-directed behavior in this domain. Emotional factors, especially pride, are shown to be strong motivators for sustainable choices, while moral norms enhance pro-environmental behavior. Additionally, psychological traits such as materialism and the need for uniqueness shape normative influences and materialism weakening moral norms. By offering a comprehensive framework for understanding green cosmetics purchasing behavior, this study provides valuable insights for both researchers and industry professionals aiming to encourage sustainable consumption in cosmetics and beyond. Finally, it also provides recommendations to maximize this green behavior.por
dc.description.abstractEste estudo investiga as motivações e os fatores subjacentes às compras de cosméticos verdes por parte dos consumidores, ao expandir o Modelo de Comportamento Direcionado por Objetivos, incluindo dimensões emocionais, morais e psicológicas. Em resposta às crescentes preocupações ambientais relacionadas com o consumismo, especialmente na indústria dos cosméticos, este estudo tem como objetivo esclarecer como fatores como orgulho, culpa, normas morais e traços de personalidade moldam as intenções de compra ecológica dos consumidores. Através de uma abordagem de pesquisa quantitativa, os resultados revelam que os desejos dos consumidores de adquirir cosméticos verdes são significativamente influenciados por atitudes, normas subjetivas e comportamentos passados, sublinhando a relevância do modelo de comportamento direcionado por objetivos neste domínio. Os fatores emocionais, especialmente o orgulho, demonstraram ser fortes motivadores para escolhas sustentáveis, enquanto as normas morais promovem comportamentos pró-ambientais. Além disso, traços psicológicos, como o materialismo e a necessidade de singularidade, moldam as influências normativas, com o materialismo a enfraquecer as normas morais. Ao oferecer um quadro abrangente para entender o comportamento de compra de cosméticos verdes, este estudo proporciona informações relevantes tanto para investigadores como para profissionais da indústria que pretendem incentivar o consumo sustentável na área dos cosméticos e além. Por fim, também apresenta recomendações para maximizar este comportamento ecológico.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectGreen purchase behaviorpor
dc.subjectGreen consumptionpor
dc.subjectGreen cosmeticspor
dc.subjectModel of goal directed-behaviorpor
dc.subjectComportamento de compra sustentávelpor
dc.subjectConsumo sustentávelpor
dc.subjectCosméticos verdespor
dc.subjectModelo de comportamento direcionado por objetivospor
dc.titleExploring green cosmetic purchase behavior: An extended model of goal-directed behavior with psychological and moral influencespor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203849027por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Marketingpor
dc.date.embargo2027-12-13-
iscte.subject.odsSaúde de qualidadepor
iscte.subject.odsCidades e comunidades sustentáveispor
iscte.subject.odsProdução e consumo sustentáveispor
dc.subject.jelM31por
dc.subject.jelM14por
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economicspor
thesis.degree.departmentDepartamento de Marketing, Operações e Gestão Geralpor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_beatriz_gomes_assuncao.pdf
  Restricted Access
1,31 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons