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http://hdl.handle.net/10071/34788
Autoria: | Amaral, Gonçalo Filipe Rodrigues |
Orientação: | Gonçalves, Rui Alexandre Henriques |
Data: | 6-Nov-2024 |
Título próprio: | Sistemas inteligentes aplicados em gestão e estratégia empresarial |
Referência bibliográfica: | Amaral, G. F. R. (2024). Sistemas inteligentes aplicados em gestão e estratégia empresarial [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34788 |
Palavras-chave: | Transformação digital -- Digital transformation Sistemas inteligentes Inteligência artificial -- Artificial intelligence Planeamento estratégico -- Strategic planning Intelligent systems |
Resumo: | Com a implementação de tecnologias dotadas de inteligência artificial no mundo
empresarial, tem sido possível verificar uma constante alteração e reformulação nos
modelos de negócio das organizações. Após verificar-se a crescente importância que estes
equipamentos têm tido no funcionamento das organizações, bem como no quotidiano do
ser humano, surgiu o interesse de explorar a relação que os sistemas inteligentes têm no
desempenho organizacional.
Com a utilização de Sistemas Inteligentes tem sido possível simplificar e melhorar
processos internos, o que tem ajudado não só na tomada de decisão, como também no
planeamento estratégico das organizações. Deste modo é de salientar que apesar de todo
o potencial identificado, existem poucos estudos sobre o seu impacto, o que leva
consequentemente a uma compreensão limitada dos fatores e estratégias que influenciam
a integração eficaz destes sistemas nas organizações. Com o seguinte estudo, podemos
explorar e perceber de que forma a implementação eficaz destas ferramentas poderá
contribuir para a melhoria dos processos de gestão e estratégia empresarial. Para atingir
os objetivos previamente definidos, foi adotada uma abordagem qualitativa que
permitisse recolher informações sobre os benefícios, desafios, fatores-chave e estratégias
que influenciam a eficácia dos sistemas inteligentes, permitindo responder às questões
levantadas ao longo da Revisão de Literatura.
É possível concluir que ao adotar estratégias e considerações recomendadas, as
organizações podem beneficiar de decisões e de estratégias de planeamento consolidados,
o que levará a melhores resultados e também a um maior retorno sobre o investimento
realizado. With the implementation of artificial intelligence technologies in the business world, it has been possible to see a constant change and reformulation in organisations' business models. After seeing the growing importance that this equipment has had in the functioning of organisations, as well as in the daily lives of human beings, there has been an interest in exploring the relationship that intelligent systems have on organisational performance. The use of intelligent systems has made it possible to simplify and improve internal processes, which has helped not only in decision-making but also in the strategic planning of organisations. It should therefore be noted that despite all the potential identified, there are few studies on their impact, which consequently leads to a limited understanding of the factors and strategies that influence the effective integration of these systems in organisations. With the following study, we can explore and understand how the effective implementation of these tools can contribute to improving management processes and business strategy. In order to achieve the previously defined objectives, a qualitative approach was adopted to gather information on the benefits, challenges, key factors and strategies that influence the effectiveness of intelligent systems, allowing us to answer the questions raised throughout the Literature Review. It can be concluded that by adopting recommended strategies and considerations, organisations can benefit from consolidated planning decisions and strategies, which will lead to better results and also a greater return on investment. |
Designação do Departamento: | Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral |
Designação do grau: | Mestrado em Gestão |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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