Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/34784
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBilro, Ricardo Godinho-
dc.contributor.authorMarques, João José Pontes-
dc.date.accessioned2025-07-14T13:20:38Z-
dc.date.available2025-07-14T13:20:38Z-
dc.date.issued2024-12-04-
dc.date.submitted2024-10-
dc.identifier.citationMarques, J. J. P. (2024). Artificial Intelligence in marketing: Enhancing brand loyalty through ai-powered personalization campaigns, in the fashion industry [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34784por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/34784-
dc.description.abstractIn an increasingly technological context, artificial intelligence tools are progressively playing a leading role in the business context, through the automation of processes and identification of patterns. The first phase of the research consists of an extensive analysis of the existing literature, seeking to provide the latest information on the evolution of artificial intelligence, and brand relationships, including brand loyalty, self-brand connection and emotional connection. The empirical study utilised a quantitative methodology involving a questionnaire constructed based on insights from writers in the relevant literature on the subject issues, all scales were scientifically validated. The questionnaire counted with the participation of 253 respondents. The study tested a conceptual model examining the relationship between emotional connection, AI-driven personalization, self-brand connection and online brand consumer engagement, as well as the relationship between online brand consumer engagement and brand loyalty. The study revealed that brand loyalty and customer relationships can be strengthened through marketing strategies that create an emotional connection. Brands representing consumers’ self-identity increase engagement and make customers less likely to switch to competitors. It also highlights the importance of online experiences and the use of AI to personalize campaigns, strengthening customer relationships. However, balancing personalization with data privacy concerns is essential to ensure long-term success.por
dc.description.abstractNum contexto cada vez mais tecnológico, as ferramentas de inteligência artificial têm vindo a ganhar relevo no contexto empresarial, através da automatização de processos e da identificação de padrões. A primeira fase da pesquisa consiste numa análise extensiva da literatura existente, fornecendo as informações mais recentes sobre a evolução da inteligência artificial e as relações de marca, incluindo lealdade à marca, conexão com a marca e conexão emocional. O estudo empírico utilizou uma metodologia quantitativa com base num questionário construído a partir da literatura relevante sobre os temas em questão, sendo todas as escalas cientificamente validadas. O questionário contou com a participação de 253 respondentes. O estudo testou um modelo conceitual que examinou a relação entre conexão emocional, personalização orientada por IA, conexão com a própria marca e engajamento do consumidor com a marca online, bem como a relação entre engajamento do consumidor com a marca online e fidelidade à marca. O estudo revelou que a lealdade à marca e as relações com os clientes podem ser fortalecidas através de estratégias de marketing que criem uma conexão emocional. As marcas que representam a autoidentidade dos consumidores aumentam o envolvimento e fazem com que os clientes sejam menos propensos a mudar para concorrentes. O estudo também destaca a importância das experiências online e da utilização da IA para personalizar campanhas, fortalecendo as relações com os clientes. No entanto, é essencial equilibrar a personalização com as preocupações sobre a privacidade dos dados para garantir o sucesso a longo prazo.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectInteligência artificial -- Artificial intelligencepor
dc.subjectFidelidade à Marca -- Brand loyaltypor
dc.subjectBrand engagementpor
dc.subjectMarketing directo -- Direct marketingpor
dc.subjectFashion industrypor
dc.titleArtificial Intelligence in marketing: Enhancing brand loyalty through ai-powered personalization campaigns, in the fashion industrypor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203849302por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Marketingpor
dc.subject.jelM31por
dc.subject.jelM37por
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economicspor
thesis.degree.departmentDepartamento de Marketing, Operações e Gestão Geralpor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_joao_pontes_marques.pdf2,4 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.