Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/34777
Autoria: Knichel, Elena Katharina
Orientação: Mirfakhar, Atieh
Data: 30-Dez-2024
Título próprio: The impact of source credibility and feedback delivery on feedback acceptance and its subsequent effect on employee behavior
Referência bibliográfica: Knichel, E. K. (2024). The impact of source credibility and feedback delivery on feedback acceptance and its subsequent effect on employee behavior [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34777
Palavras-chave: Performance feedback
Source credibility
Feedback delivery
Feedback acceptance
Organizational citizenship behavior
Counterproductive work behavior
Feedback de desempenho
Credibilidade da fonte
Fornecimento de feedback
Aceitação de feedback
Comportamento de cidadania organizacional
comportamento de trabalho contraproducente
Resumo: While the research on performance feedback processes is well established, this study focuses on how feedback delivery moderates the relationship between source credibility and feedback acceptance, and how this acceptance subsequently affects Organizational Citizenship Behavior (OCB) and Counterproductive Work Behavior (CWB). A 2x2 vignette study will explore four scenarios to understand under what conditions negative feedback is most likely to be accepted and how it influences workplace behavior. The theoretical background reviews the role of source credibility, feedback delivery, and the resulting behavioral impacts, setting the foundation for four hypotheses related to feedback in organizational settings. The study uses statistical analysis to examine these hypotheses and uses a cross-sectional survey design with 233 respondents from different industries, whereas most of them are located in Europe, specifically in Germany. The results support the hypotheses that source credibility positively influences feedback acceptance and that this relationship is moderated by feedback delivery. Additionally, feedback acceptance was found to promote organizational citizenship behaviors (OCB) and reduce counterproductive work behaviors (CWB). A moderation-mediation analysis further revealed that positive feedback delivery diminished the role of source credibility in feedback acceptance, highlighting that delivery quality can outweigh source credibility in promoting feedback acceptance.
Embora a investigação sobre os processos de feedback do desempenho esteja bem estabelecida, este estudo centra-se na forma como a entrega de feedback modera a relação entre a credibilidade da fonte e a aceitação do feedback, e como esta aceitação afecta subsequentemente o Comportamento de Cidadania Organizacional (CCO) e o Comportamento de Trabalho Contraproducente (CWB). Um estudo de vinhetas 2x2 irá explorar quatro cenários para compreender em que condições é mais provável que o feedback negativo seja aceite e como influencia o comportamento no local de trabalho. A fundamentação teórica analisa o papel da credibilidade da fonte, a entrega do feedback e os impactos comportamentais resultantes, estabelecendo as bases para quatro hipóteses relacionadas com o feedback em contextos organizacionais. O estudo recorre à análise estatística para examinar estas hipóteses e utiliza um desenho de inquérito transversal com 233 inquiridos de diferentes indústrias, estando a maioria deles localizados na Europa, especificamente na Alemanha. Os resultados apoiam as proposições de que a credibilidade da fonte influencia positivamente a aceitação do feedback e que esta relação é moderada pela entrega do feedback. Além disso, verificou-se que a aceitação do feedback promove os comportamentos de cidadania organizacional (OCB) e reduz os comportamentos de trabalho contraproducentes (CWB). Uma análise de moderação-mediação revelou ainda que a entrega de feedback positivo diminuiu o papel da credibilidade da fonte na aceitação do feedback, salientando que a qualidade da entrega pode ultrapassar a credibilidade da fonte na promoção da aceitação do feedback.
Designação do Departamento: Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacional
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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