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http://hdl.handle.net/10071/34775
Autoria: | Martins, Carlos Manuel Mambu |
Orientação: | Fonseca, Susana |
Data: | 3-Dez-2024 |
Título próprio: | Preparação do Professor para prevenir a violência e o bullying nas Escolas do Ensino Secundário, República de Angola |
Referência bibliográfica: | Martins, C. M. M. (2024). Preparação do Professor para prevenir a violência e o bullying nas Escolas do Ensino Secundário, República de Angola [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34775 |
Palavras-chave: | Escola Preparação do professor Violência na escola -- School violence Bullying -- Colégio -- School Teacher preparation |
Resumo: | O trabalho de projeto foca-se na preparação do professor enquanto agente que lida com os alunos em situações de violência e bullying na escola. Pretende-se identificar o nível de preparação dos professores do Ensino Secundário sobre o fenómeno da violência e do bullying em contexto escolar, perceber se existem ações de prevenção e de combate à violência e ao bullying e propor um projeto de preparação do professor para prevenir a violência e o bullying na escola.
O diagnóstico seguiu uma abordagem mista, dado que para estudar o contexto foi necessário recorrer a técnicas qualitativas em complemento das técnicas quantitativas. Para a recolha de dados foi aplicado um inquérito por questionário online a 128 professores de 4 escolas do Ensino Secundário do distrito urbano do Rangel. A realização deste estudo foi aprovada pela Secção da Educação do Distrito Urbano do Rangel, do município de Luanda, em correspondência com os Diretores das escolas e pela Comissão de Ética da Escola de Sociologia e Políticas Públicas.
Verificou-se, o insuficiente domínio por parte dos professores dos pressupostos teóricos sobre violência escolar e bullying, a incapacidade de resposta dos professores em situações de violência escolar e do bullying, bem como reduzida orientação preventiva, por parte da escola, na gestão e resolução em situações de violência escolar e bullying.
Deste modo, propõe-se o projeto de preparação do professor do ensino secundário no contexto angolano que será implementado através de seminários e dinâmicas de grupos contextualizadas, tendo como objetivo capacitar os professores com ferramentas para identificar, prevenir e intervir em casos de violência e bullying, dando resposta às necessidades identificadas no diagnóstico.
A avaliação do projeto de preparação do professor terá como foco o desempenho e a satisfação do professor durante e depois do processo de preparação, sendo que o projeto comportará a avaliação formativa contínua do progresso dos professores durante a formação através de avaliações intermediárias e feedbacks, e avaliação sumativa dos impactos do projeto de preparação depois da sua implantação através de um inquérito por questionário aos professores no final de cada módulo de preparação. This project focuses on the preparation of teachers as agents who deal with students in situations of violence and bullying at school. The aim is to identify the level of preparation of secondary school teachers on the phenomenon of violence and bullying in the school context, to understand whether there are actions to prevent and combat violence and bullying, and to propose a project to prepare teachers to prevent violence and bullying at school. The diagnosis followed a mixed approach, since in order to study the context it was necessary to use qualitative techniques in addition to quantitative techniques. To collect the data, an online questionnaire was administered to 128 teachers from four secondary schools in the urban district of Rangel. The study was approved by the Education Section of the Rangel Urban District of the municipality of Luanda, in correspondence with the school headmasters, and by the Ethics Committee of the School of Sociology and Public Policy. It was found that teachers had an insufficient grasp of the theoretical assumptions about school violence and bullying, that they were unable to respond to situations of school violence and bullying, and that there was little preventive guidance from the school in managing and resolving situations of school violence and bullying. In this way, the project to prepare secondary school teachers in the Angolan context is proposed. It will be implemented through seminars and contextualised group dynamics, with the aim of training teachers with tools to identify, prevent and intervene in cases of violence and bullying, responding to the needs identified in the diagnosis. The evaluation of the teacher preparation project will focus on teacher performance and satisfaction during and after the preparation process. The project will include continuous formative evaluation of teacher progress during training through mid-term evaluations and feedback, and summative evaluation of the impact of the preparation project after its implementation through a questionnaire survey of teachers at the end of each preparation module. |
Designação do Departamento: | Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas |
Designação do grau: | Mestrado em Administração Escolar |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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master_carlos_mambu_martins.pdf | 890,9 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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