Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/34768
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorJalali, Marjan Sara Fonseca-
dc.contributor.authorOliveira, Carlos Simão Mendes Abreu António de-
dc.date.accessioned2025-07-07T14:45:14Z-
dc.date.issued2024-12-19-
dc.date.submitted2024-10-
dc.identifier.citationOliveira, C. S. M. A. A. de (2024). Mercado do calçado português: A economia circular e o caminho para a Sustentabilidade: Caso pedagógico Zouri + Wayz [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34768por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/34768-
dc.description.abstractEste trabalho analisa modelos ou formas de operar a sustentabilidade no setor do calçado português através de um estudo de caso de duas empresas: Zouri e Wayz. Estas empresas destacam-se pela sua abordagem inovadora e sustentável, recorrendo a materiais reciclados e processos éticos de produção. O caso de estudo apresenta uma revisão de literatura abrangente sobre conceitos-chave como sustentabilidade; responsabilidade social corporativa (RSC); triple bottom line (TBL); valor partilhado (Porter & Kramer) e economia circular. Este aprofunda ainda uma análise das estratégias empresariais da Zouri e da Wayz, avaliando os seus modelos de negócio e identificando vantagens e desvantagens, bem como obstáculos à implementação da circularidade. A análise tem em conta a integração dos princípios da economia circular em cada fase da cadeia de valor, desde a conceção do produto até à sua gestão no fim de vida. O objetivo deste caso é também o de enquadrar as empresas no panorama do mercado português e europeu, examinando as políticas e iniciativas governamentais que promovem a sustentabilidade e a economia circular. Por fim, é proposta uma metodologia para a implementação do estudo de caso em contexto de aula, incluindo sugestões para planos de dinamização e questões para debate, criando um contribui para o conhecimento sobre a sustentabilidade no setor do calçado, oferecendo perspetivas valiosas para estudantes, profissionais e empreendedores.por
dc.description.abstractThis work analyzes models and operational approaches to sustainability in the Portuguese footwear sector through a case study of two companies: Zouri and Wayz. These companies stand out for their innovative and sustainable approach, utilizing recycled materials and ethical production processes. The case study presents a comprehensive literature review on key concepts such as sustainability; corporate social responsibility (CSR); triple bottom line (TBL); shared value (Porter & Kramer); and circular economy. The case study further deepens the analysis of Zouri and Wayz's business strategies, evaluating their business models and identifying advantages and disadvantages, as well as obstacles to implementing circularity. The analysis takes into account the integration of circular economy principles at each stage of the value chain, from product design to end-of-life management. Furthermore, the work frames these companies within the portuguese and European market landscape, examining governmental policies and initiatives that promote sustainability and circular economy. Finally, a methodology is proposed for implementing the case study in a classroom context, including suggestions for engagement plans and discussion questions. In summary, the work contributes to knowledge about sustainability in the footwear sector, offering valuable perspectives for students, professionals, and entrepreneurs.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectSustentabilidade -- Sustainabilitypor
dc.subjectValor partilhadopor
dc.subjectResponsabilidade social corporativapor
dc.subjectEconomia circular - Circular economypor
dc.subjectSociedade -- Societypor
dc.subjectAmbiente -- Environmentpor
dc.subjectShared valuepor
dc.subjectResponsabilidade social das empresas -- Corporate social responsibilitypor
dc.titleMercado do calçado português: A economia circular e o caminho para a Sustentabilidade: Caso pedagógico Zouri + Wayzpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203848918por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopor
dc.date.embargo2025-12-19-
iscte.subject.odsIndústria, inovação e infraestruturaspor
iscte.subject.odsProdução e consumo sustentáveispor
iscte.subject.odsAção climáticapor
dc.subject.jelM14por
dc.subject.jelQ01por
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economicspor
dc.subject.jel1Q Agricultural and natural resource economics - Environmental and ecological economicspor
thesis.degree.departmentDepartamento de Marketing, Operações e Gestão Geralpor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_carlos_antonio_oliveira.pdf
  Restricted Access
1,26 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.