Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/34763
Autoria: | Domingos, José Maria Farinha Tavares |
Orientação: | Almeida, Isabel Cristina Duarte de |
Data: | 30-Out-2024 |
Título próprio: | Research proposal on sustainable mobility in Europe |
Referência bibliográfica: | Domingos, J. M. F. T. (2024). Research proposal on sustainable mobility in Europe [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34763 |
Palavras-chave: | Sustainable mobility European Green Deal Veículo eléctrico -- Electric vehicle Transporte público -- Public transportation Mobility as a service Mobilidade sustentável Pacto Ecológico Europeu Tecnologia digital -- Digital technology Mobilidade como serviço |
Resumo: | The growing environmental, social, and economic challenges the transportation sector poses have made sustainable mobility a priority in Europe. The European Green Deal seeks to reduce transportation emissions by 90% by 2050, but the transition to sustainable transportation faces significant barriers, including underdeveloped infrastructure, slow technological adoption, and behavioral resistance.
This study employs a hybrid decision-making framework using picture fuzzy sets to evaluate European sustainable transportation strategies, focusing on electric vehicle adoption, public transportation expansion, and multimodal systems integration. The research highlights the role of digital technologies such as IoT, AI, and Mobility as a Service (MaaS) in optimizing transport networks and reducing emissions.
Social equity, accessibility, and public health impacts are also examined, providing a comprehensive analysis of the complexities of sustainable mobility. The findings offer practical recommendations for accelerating the adoption of eco-friendly transportation solutions across diverse European regions. Os crescentes desafios ambientais, sociais e económicos impostos pelo setor dos transportes tornaram a mobilidade sustentável uma prioridade na Europa. O Pacto Ecológico Europeu visa reduzir as emissões de transporte em 90% até 2050, mas a transição para o transporte sustentável enfrenta barreiras significativas, incluindo infraestrutura subdesenvolvida, adoção lenta de tecnologias e resistência comportamental. Este estudo utiliza uma estrutura de tomada de decisão híbrida, com base em conjuntos fuzzy de imagem, para avaliar estratégias de transporte sustentável em toda a Europa, com foco na adoção de veículos elétricos, expansão do transporte público e integração de sistemas multimodais. A pesquisa destaca o papel das tecnologias digitais, como IoT, IA e Mobilidade como Serviço (MaaS), na otimização das redes de transporte e redução das emissões. A equidade social, a acessibilidade e os impactos na saúde pública também são analisados, proporcionando uma visão abrangente das complexidades da mobilidade sustentável. Os resultados oferecem recomendações práticas para acelerar a adoção de soluções de transporte ecológicas em diversas regiões europeias. |
Designação do Departamento: | Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral |
Designação do grau: | Mestrado em Gestão de Serviços e da Tecnologia |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Restrito |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
master_ jose_tavares_domingos.pdf Restricted Access | 781,11 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir Request a copy |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.