Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/34716
Autoria: Anjos, Nivia Barreto dos
Orientação: Amaro, Maria Inês Marinho Antunes
Ferriz, Adriana Freire Pereira
Data: 19-Mai-2025
Título próprio: O lugar da dimensão política do Serviço Social na formação de Assistentes Sociais: A realidade no Brasil e em Portugal
Referência bibliográfica: Anjos, N. B. dos (2025). O lugar da dimensão política do Serviço Social na formação de Assistentes Sociais: A realidade no Brasil e em Portugal [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34716
Palavras-chave: Formação em Serviço Social
Dimensão política
Paradigma transformativo
Direitos Humanos
Categorias essenciais dos direitos humanos
Educação emancipatória
Intervenção profissional
Social work training
Political dimension
Transformative paradigm
Essential categories of Human Rights
Emancipatory education
Professional intervention
Resumo: Essa tese tem como pergunta de partida: Como a presença da dimensão política do Serviço Social na formação de assistentes sociais tem sido inserida no ensino/aprendizagem nas universidades públicas e equiparadas de Portugal e nas universidades públicas da Região Nordeste do Brasil? Para responder a este questionamento apresenta como objetivo geral: Analisar a presença da dimensão política do Serviço Social na formação de assistentes sociais visando identificar a sua inserção no ensino/aprendizagem nos cursos de Serviço Social no Brasil e em Portugal. Convém resgistrar que será apresentado o resultado de uma pesquisa situada no presente (2022-2023), utilzando Métodos Mistos. O levantamento de dados baseou-se nas técnicas de pesquisa documental, de observação e de entrevista em três etapas. Em uma primeira fase, foi realizada a análise dos programas curriculares em Portugal e no Brasil, tendo como base nove categorias essenciais dos direitos humanos. Em seguida, foram escolhidas duas universidades, uma em cada país, para recolha dos dados empíricos das segunda e terceira etapas: observação em sala de aula e entrevista aos estudantes e professores e à (ao) diretor(a) do curso. O aporte téórico baseia-se na concepção freireana de educação como um ato político e no paradigma transformativo. Em relação à relevância teórica, é possível perceber que não é um tema tão pesquisado no que se refere à formação, por isso torna-se necessário à sua ampliação. Já quanto à relevância social, a aplicabilidade da dimensão política na formação poderá impactar em uma intervenção profissional mais comprometida com a garantia dos direitos humanos.
This thesis has as its starting question: How has the presence of the political dimension of Social Work in the training of social workers been inserted in teaching/learning in public universities and similar universities in Portugal and in public universities in the Northeast Region of Brazil? To answer this question, the general objective is: To analyze the presence of the political dimension of Social Work in the training of social workers in order to identify their insertion in teaching/learning in Social Work courses in Brazil and Portugal. It should be noted that the result of a research located in the present (2022-2023) will be presented, using Mixed Methods. The data collection was based on the techniques of documentary research, observation and interview in three stages. In a first phase, the analysis of the curricula in Portugal and Brazil was carried out, based on nine essential categories of human rights. Then, two universities were chosen, one in each country, to collect the empirical data of the second and third stages: classroom observation and interview with students and professors and the course director. The theoretical contribution is based on Freire's conception of education as a political act and on the transformative paradigm. Regarding the theoretical relevance, it is possible to perceive that it is not a theme that has been so researched in terms of training, so it is necessary to expand it. As for social relevance, the applicability of the political dimension in training may impact on a professional intervention more committed to the guarantee of human rights.
Designação do Departamento: Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Designação do grau: Doutoramento em Serviço Social
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-TD - Teses de doutoramento

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