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http://hdl.handle.net/10071/34690
Autoria: | Saramago, Sílvia Sara Sousa |
Orientação: | Ferreira, Jorge Manuel Leitão Fuente Robles, Yolanda María de la |
Data: | 27-Mai-2025 |
Título próprio: | Viver em ERPI na primeira pessoa |
Referência bibliográfica: | Saramago, S. S. S. (2024). Viver em ERPI na primeira pessoa [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34690 |
Palavras-chave: | Pessoas mais velhas Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) Experiências quotidianas Older persons Residential long term care (RLTC) Daily experiences |
Resumo: | Viver em ERPI na Primeira Pessoa é uma pesquisa apresentada ao Iscte-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal, para provas de doutoramento em Serviço Social. Tem como objeto de estudo as experiências quotidianas e os projetos de vida nos testemunhos e expressões das pessoas mais velhas residentes em ERPI. O seu objetivo geral é reconhecer a heterogeneidade, sistematizar experiências e projetos de vida, mapear vulnerabilidades e caraterizar os alcances e limites da autodeterminação e da participação dos e das residentes em ERPI.
Utilizou-se o método qualitativo intensivo e indutivo de pesquisa empírica, por contraste ao método quantitativo extensivo e dedutivo, onde a etnografia desempenhou um papel relevante. Numa janela temporal de 8 meses, realizaram-se 29 entrevistas semidiretivas e 33 sessões de observação (participante e não participante), tendo como campos empíricos uma ERPI do setor solidário e uma ERPI do setor privado. Participaram pessoas mais velhas residentes e alguns/algumas seus/suas significativos/as.
Alcançou-se um vasto conjunto de resultados, dos quais se destacam:
- O ingresso em ERPI é abundantemente verbalizado como rutura não planeada na trajetória de vida;
- O idadismo, a biomedicalização do envelhecimento, o bullying e a violência institucional marcam presença nos testemunhos dados na 1ª pessoa e nas observações realizadas;
- A padronização institucional da vida quotidiana é produtora de limitações junto das pessoas mais velhas residentes em temas relevantes para as próprias;
- Diferentes condições sociais de existência, produzem efeitos significativos nas experiências quotidianas em ERPI, também mediadas pela rede de apoio externa e pelas reconfigurações identitárias produzidas pelas pessoas mais velhas residentes.
Apresentam-se seis propostas de intervenção em ERPI, com vista a mudanças institucionais que possam significar o incremento da capacitação dos e das residentes. Com o objetivo de qualificar como participantes pessoas mais velhas tradicionalmente excluídas das amostras, contribui-se para a construção de um método empírico qualitativo intensivo e inclusivo. Older Persons Voices about their Residential Home Experiences is a research presented to Iscte-Lisbon Universitary Institute, Portugal, for PhD exams in social work. Its object of study is the daily experiences and life projects in the testimonies and expressions of older adults living in residential long term care (RLTC). Its general objective is to recognize heterogeneity, systematize life experiences and projects, map vulnerabilities and characterize the scope and limits of self-determination and participation of residents in RLTC. It was used an intensive qualitative and inductive method of empirical research. Ethnography played an important role. In a time line of 8 months, were carried out 29 semi-directive interviews and 33 observation sessions (participant and non-participant). An RLTC from the solidarity sector and an RLTC from the private were the empirical fields. Older residents and some of their significant others participated. A wide range of results were achieved, including: - Entry into RLTC is abundantly verbalized as an unplanned break in the life trajectory; - Ageism, biomedicalization, bullying and institutional violence are present in older people voices and in the produced observations; - The institutional standardization of daily life produces limitations among older residents in topics relevant to them; - Different social conditions of existence produce significant effects on the daily experiences in RLTC, also mediated by the external support network and by the identity reconfigurations produced by the older residents. Six proposals for intervention in RLTC are presented, aiming institutional changes that can increase the capabilities of residents. This study also contributes to an empirical, qualitative, intensive and inclusive method, committed to include older persons traditionally excluded from the samples as participants. |
Designação do Departamento: | Departamento de Sociologia |
Designação do grau: | Doutoramento em Serviço Social |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Restrito |
Aparece nas coleções: | T&D-TD - Teses de doutoramento |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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