Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/34652
Autoria: Silva, Carla Catarina Jardim
Orientação: Fontes, Andrea Maria Flores Oliveira
Data: 18-Dez-2024
Título próprio: Gestão de Recursos Humanos Verdes como componente do employer branding: O impacto no engagement e na retenção das diferentes gerações
Referência bibliográfica: Silva, C. C. J. (2024). Gestão de Recursos Humanos Verdes como componente do employer branding: O impacto no engagement e na retenção das diferentes gerações [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34652
Palavras-chave: Marca do empregador -- Employer branding
Engagement
Gerações
Recursos humanos verdes
Retenção de talento
Sustentabilidade organizacional
Generations
Green human resources
Organizational sustainability
Talent retention
Resumo: A realidade da nossa atual sociedade passa por um mundo cada vez mais globalizado que enfrenta as consequências da escassez de recursos e que procura, cada vez mais, encontrar alternativas sustentáveis. Neste sentido, as organizações procuram implementar uma estratégia cada vez mais verde, sendo importante que os seus colaboradores estejam envolvidos na mesma, tornando-se fundamental o papel dos Recursos Humanos neste processo. Neste sentido, este estudo visa compreender como é que a Gestão de Recursos Humanos Verdes como componente do employer branding pode impactar o engagement e a retenção de talento das diferentes gerações presentes no mercado de trabalho, sendo que, as variáveis “employer branding” e “gerações” foram testadas com o papel de mediadora e moderadora, respetivamente. Os dados recolhidos resultaram de uma amostra de conveniência de 213 participantes. No que diz respeito aos resultados obtidos, é possível compreender que o efeito de mediação se verifica na relação entre a GRH Verde e o engagement e o efeito de moderação verifica-se apenas na relação entre a GRH Verde e a retenção de talento.
The reality of today's society is an increasingly globalized world that is facing the consequences of limited resources and is increasingly looking for sustainable alternatives. In this sense, organizations are seeking to implement an increasingly green strategy, and it’s important that their employees are involved in this, making the role of Human Resources fundamental in this process. In this context, this study aims to understand how Green Human Resources Management as a component of employer branding can impact on the engagement and retention of talent from the different generations present in the labor market, and the variables "employer branding" and "generations" were tested as mediators and moderators, respectively. The relationship between these and employee engagement and retention in an organization was also tested. The data collected came from a random sample of 213 participants. Regarding the results obtained, it’s possible to understand that the mediation effect occurs in the relationship between Green HRM and engagement and the moderation effect is only found in the relationship between Green HRM and talent retention.
Designação do Departamento: Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacional
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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