Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/34617
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorJörgens, Helge-
dc.contributor.authorRodrigues, Ana Margarida Mendes-
dc.date.accessioned2025-06-04T14:24:06Z-
dc.date.available2025-06-04T14:24:06Z-
dc.date.issued2025-02-27-
dc.date.submitted2024-10-
dc.identifier.citationRodrigues, A. M. M. (2024). Promessas sustentáveis: Políticas de autorregulação nos supermercados portugueses e a presença de "greenwashing" [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34617por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/34617-
dc.description.abstractNas últimas décadas, o plástico tornou-se essencial à vida humana: o que construímos, o que transportamos, o que vestimos, e o que consumimos. Embora um símbolo da modernidade, o plástico é atualmente reconhecido como um poluente ambiental significativo. Com a crescente pressão mediática, e uma sociedade mais consciente e reivindicativa, o setor privado teve que assumir parte da responsabilidade social e ambiental, até então, reservada apenas para o Estado. Para responder à complexidade deste novo problema ambiental, entidades comerciais, como os supermercados, implementaram medidas de autorregulação de modo a garantir a sustentabilidade das suas operações. Neste trabalho, pretende-se avaliar a eficácia destas políticas e o seu impacto ambiental para averiguar se as políticas de autorregulação dos supermercados portugueses são legítimas ou podem ser consideradas greenwashing.por
dc.description.abstractIn recent decades, plastic has become essential to human life: what we build, what and how we transport, what we wear, and what we consume. Although once a symbol of modernity, plastic is now recognized as a significant environmental pollutant. With growing media pressure and a more environmentally conscious and demanding society, the private sector has had to assume part of the social and environmental responsibility once reserved only for the State. To address the complexity of this new environmental issue, commercial entities like supermarkets have implemented self-regulation measures to ensure the sustainability of their operations. This work aims to evaluate the effectiveness of these policies and their environmental impact to determine whether the self-regulation policies of Portuguese supermarkets are legitimate or may be considered greenwashing.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectPolíticas autorregulatóriaspor
dc.subjectSupermercadospor
dc.subjectPlásticopor
dc.subjectSelf-regulatory policiespor
dc.subjectGreenwashingpor
dc.subjectSupermarketspor
dc.subjectPlasticpor
dc.titlePromessas sustentáveis: Políticas de autorregulação nos supermercados portugueses e a presença de "greenwashing"por
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203903811por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências Políticaspor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociaispor
thesis.degree.nameMestrado em Políticas Públicaspor
iscte.subject.odsCidades e comunidades sustentáveispor
iscte.subject.odsProdução e consumo sustentáveispor
iscte.subject.odsAção climáticapor
thesis.degree.departmentDepartamento de Marketing, Operações e Gestão Geralpor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_ana_mendes_rodrigues.pdf3,34 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons