Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/34569
Autoria: Atanásio, Pedro Martinez Pinto de Almeida
Orientação: Cardoso, Gustavo Leitão
Data: 7-Mar-2025
Título próprio: O papel da comunicação no preço das ações: O caso de Elon Musk
Referência bibliográfica: Atanásio, P. M. P. de A. (2024). O papel da comunicação no preço das ações: O caso de Elon Musk [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34569
Palavras-chave: Mercado de ações -- Stock market
Comunicação -- Communication
Meios de comunicação -- Media
Capitalismo comunicacional
Sociedade em rede
Media sociais -- Social media
Criptomoeda
Tesla
Elon Musk
CEO-celebridade
Communicational capitalism
Networked society
Cryptocurrency
Celebrity CEO
Resumo: Com o surgimento da internet a sociedade começou a organizar-se de uma forma diferente, era o começo da Sociedade em Rede. Com esta mudança de paradigma a comunicação em rede tornou-se na principal característica desta nova organização social. As redes de comunicação digital e os media assumem um papel fulcral para o funcionamento da Sociedade em Rede. Esta mudança alterou várias vertentes da vida humana, entre elas estão os mercados financeiros. Da dinâmica da Sociedade em Rede surge o conceito de Capitalismo Comunicacional em que todos os fluxos de informação são refletidos nos mercados financeiros. Partindo deste princípio tento nesta investigação desvendar o impacto da comunicação no normal funcionamento do mercado dentro da lógica da Sociedade em Rede e do Capitalismo Comunicacional. Para isso vou fazer um estudo de caso em que exploro o impacto da comunicação em redes sociais de Elon Musk nos retornos da Dogecoin, da Bitcoin e da Tesla. Neste estudo de caso também exploro o posicionamento da imagem mediática construída à volta das suas empresas e dele mesmo a partir de tweets, de forma a compreender porque é que pode existir uma influência da sua comunicação nos mercados financeiros.
With the introduction of the internet, society began to organize itself in a different way, marking the beginning of the Network Society. With this paradigm shift, networked communication became the primary characteristic of this new social organization. Now Digital communication networks and media play a crucial role in the functioning of the Network Society. This change has altered various aspects of human life, including financial markets. From the dynamics of the Network Society emerges the concept of Communicational Capitalism, where all information flows are reflected in financial markets. Based on this premise, this research aims to uncover the impact of communication on the normal functioning of the market within the logic of the Network Society and Communicational Capitalism. To do so, a case study will be conducted exploring the impact of Elon Musk's social media communication on the returns of Dogecoin, Bitcoin, and Tesla. This case study will also explore the positioning of the media image constructed around his companies and himself based on tweets, in order to understand why his communication may have an influence on financial markets.
Designação do Departamento: Departamento de Sociologia
Designação do grau: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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