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dc.contributor.advisorSilva, Rui Vinhas da-
dc.contributor.advisorPereira, Leandro Luís Ferreira-
dc.contributor.authorCecílio, Diogo Frade-
dc.date.accessioned2025-05-30T09:32:13Z-
dc.date.available2025-05-30T09:32:13Z-
dc.date.issued2024-12-10-
dc.date.submitted2023-10-
dc.identifier.citationCecílio, D. F. (2023). Caravanism as a competitive advantage for tourism in Portugal [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34565por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/34565-
dc.description.abstractThe emergence of caravanism as an alternative to other forms of tourism has been a growing trend in recent years, especially since Covid-19. Many countries, such as Spain, France, Germany, and England, have invested in building infrastructures and promoting policies that allow this activity to be practiced. Currently, there is some uncertainty in the literature about the true benefits of adopting an organizational structure to support this activity, thus giving rise to the relevance of this research, which aims to assess whether it represents a source of sustainable competitive advantage. The VRIO Framework was therefore applied by interviewing caravanists in Portugal, both resident and non-resident, as they have greater knowledge of the subject. In this way, it was possible to conclude that caravanning does not represent a source of sustainable competitive advantage, but leads to a temporary competitive advantage, given that in Portugal the necessary conditions for practicing this activity have not yet been provided. Therefore, the entities responsible for tourism in Portugal should consider caravanism in their promotion strategies to keep the country competitive and maintain its position in the market.por
dc.description.abstractO aparecimento do caravanismo como alternativa a outras formas de turismo tem sido nos últimos anos, especialmente após Covid-19 uma tendência crescente, muitos países têm apostado como Espanha, França, Alemanha e Inglaterra na construção de infraestruturas e dinamização de políticas que permitam a prática desta atividade. Atualmente, existe alguma incerteza na literatura sobre os verdadeiros benefícios da adoção de uma estrutura organizacional para suportar esta atividade, surgindo desta forma, a relevância desta investigação, que tem como objetivo avaliar se a mesma representa uma fonte de vantagem competitiva sustentável. Assim sendo, procedeu-se à aplicação do Modelo VRIO, através do desenvolvimento de entrevistas a caravanistas, em Portugal residentes ou não residentes, visto que apresentam um maior conhecimento sobre o tema. Desta forma, foi possível concluir que o caravanismo não representa uma fonte de vantagem competitiva sustentável, mas leva a uma vantagem competitiva temporária, visto que em Portugal ainda não foram proporcionadas as condições necessárias para a prática desta atividade. Assim sendo, as entidades responsáveis pelo turismo em Portugal devem considerar o caravanismo nas suas estratégias de dinamização, de modo a manter o país competitivo e a sua posição no mercado.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCaravanismpor
dc.subjectSustainable competitive advantagepor
dc.subjectModelo VRIO - VRIO Frameworkpor
dc.subjectTemporary competitive advantagepor
dc.subjectValor -- Valuepor
dc.subjectRaritypor
dc.subjectInimitabilitypor
dc.subjectOrganizações -- Organizationspor
dc.subjectCaravanismopor
dc.subjectVantagem competitiva sustentávelpor
dc.subjectVantagem competitiva temporáriapor
dc.subjectRaridadepor
dc.subjectInimitabilidadepor
dc.titleCaravanism as a competitive advantage for tourism in Portugalpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203907612por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopor
thesis.degree.departmentDepartamento de Marketing, Operações e Gestão Geralpor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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