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http://hdl.handle.net/10071/34557
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Martins, Susana da Cruz | - |
dc.contributor.author | Palha, Francisco Costa Figueira Garcez | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-29T12:58:29Z | - |
dc.date.available | 2025-05-29T12:58:29Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-21 | - |
dc.date.submitted | 2024-09 | - |
dc.identifier.citation | Palha, F. C. F. G. (2024). Transição digital e educação inclusiva: Políticas de educação no período pós-pandemia [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34557 | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/34557 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação aborda a interseção entre a transição digital e inclusão, no setor educativo, focando-se em como estas duas vertentes se têm conciliado num período pós-pandemia. O estudo é motivado pela crescente e contínua aceleração da digitalização, em resposta à crise global causada pela pandemia COVID-19 e pela necessidade emergente de garantir que o processo seja inclusivo e acessível a todos os indivíduos. A análise encontra-se dividida em dois planos principais, sendo que o primeiro providencia uma contextualização histórica e o segundo foca-se nas principais políticas e iniciativas adotadas para assegurar uma educação digital inclusiva, sendo que, no decorrer do estudo, são apresentados dados empíricos e exemplos concretos que ilustram os avanços e os desafios enfrentados nesta agenda. Os resultados indicam que embora a pandemia COVID-19 tenha servido como catalisador para a implementação de novas tecnologias em larga escala, os mesmos indicam algumas desigualdades digitais. No entanto, tanto a nível nacional, como europeu, têm sido implementados diversos programas de apoio e iniciativas que procuram mitigar esses efeitos, promovendo a inclusão digital e a colaboração como componentes essenciais desta transição. Em suma, as conclusões deste estudo sublinham que, para se atingir o ecossistema tecnológico e para efetuar uma transição digital verdadeiramente inclusiva, deve-se reconhecer a importância de um compromisso contínuo com a criação e melhoria de políticas públicas que abordem as necessidades emergentes, em termos individuais e coletivos, incluindo o acesso a infraestrutura tecnológica, o desenvolvimento das competências digitais e a promoção de uma cultura digital inclusiva. | por |
dc.description.abstract | This dissertation addresses the intersection between the digital transition and inclusion in the education sector, focusing on how these two strands have been reconciled in a post-pandemic period. The study is motivated by the growing and continuous acceleration of digitalization in response to the global crisis caused by the COVID-19 pandemic and the emerging need to ensure that the process is inclusive and accessible to all individuals. The analysis is divided into two main planes, the first of which provides a historical contextualization and the second focuses on the main policies and initiatives adopted to ensure inclusive digital education, with empirical data and concrete examples presented throughout the study that illustrate the advances and challenges faced in this agenda. The results show that although the COVID-19 pandemic has served as a catalyst for the large-scale implementation of new technologies, they indicate some digital inequalities. However, at both national and European level, various support programs and initiatives have been implemented that seek to mitigate these effects, promoting digital inclusion and collaboration as essential components of this transition. In short, the conclusions of this study underline that in order to achieve the technological ecosystem and to make a truly inclusive digital transition, the importance of an ongoing commitment to creating and improving public policies that address emerging needs, in individual and collective terms, including access to technological infrastructure, the development of digital skills and the promotion of an inclusive digital culture, must be recognized. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Educação -- Education | por |
dc.subject | Transição digital -- Digital transition | por |
dc.subject | Digitalização | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | COVID-19 | por |
dc.subject | União Europeia | por |
dc.subject | Políticas públicas -- Public policies | por |
dc.subject | Digitalization | por |
dc.subject | Inclusion | por |
dc.subject | European Union | por |
dc.title | Transição digital e educação inclusiva: Políticas de educação no período pós-pandemia | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.identifier.tid | 203899962 | por |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências Políticas | por |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Políticas Públicas | por |
iscte.subject.ods | Educação de qualidade | por |
iscte.subject.ods | Igualdade de género | por |
iscte.subject.ods | Reduzir as desigualdades | por |
thesis.degree.department | Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas | por |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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