Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/34542
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDias, Álvaro de Borba Cruz Lopes-
dc.contributor.authorAtari, Jonathan-
dc.date.accessioned2025-05-28T10:54:00Z-
dc.date.issued2024-09-24-
dc.date.submitted2024-07-
dc.identifier.citationAtari, J. (2024). Designing transformative tourism experiences: An empirical study of service providers’ strategies and challenges [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34542por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/34542-
dc.description.abstractThis thesis examines the factors that affect transformative experience design, value co-creation and their outcomes, in the context of transformative tourism. It contributes to the existing literature by adopting a quantitative research method, surveying transformative tourism service providers, unlike most previous research in this field to this date, which has been conceptual and customer oriented. The results from the survey are analyzed on both micro- and macro-levels. On the micro-level, only some of the hypothesized relationships were found to be significant. Activities and human capital affect transformative experience design, sensory experience and activities affect co-creation, and transformative experience design affects self-change. Various possible explanations for these (dis)correlations are offered and their implications are discussed. On the macro-level, the findings are interpreted within the broader framework of the stages of the experience and transformation economy, and the outcome challenges the conceptual assertions of a ‘co-created transformative experience’. Accordingly, transformative tourism service providers have not yet found a way to fully integrate co-creation and transformative experience design, reflected in a fragmented application of resources and triggers. Therefore, the desired transition to the experience economy 3.0, known as the transformation economy, should be approached as work-in- progress. This paper is the first to the author’s knowledge to provide empirical evidence of that sort, and consequentially, serves as a strong base for future explorations of transformative experience design, value co-creation, and their dynamics in the context of transformative tourism.por
dc.description.abstractEsta tese examina os fatores que afetam o desenho de experiências transformadoras, a co-criação de valor e os seus resultados, no contexto do turismo transformador. Contribui para a literatura existente ao adotar um método de investigação quantitativo, pesquisando prestadores de serviços turísticos transformadores, ao contrário da maioria das pesquisas anteriores neste campo até à data, que têm sido conceptuais e orientadas para o cliente. Os resultados da pesquisa são analisados aos níveis micro e macro. A nível micro, apenas algumas das relações hipotéticas foram consideradas significativas. As atividades e o capital humano afetam o design da experiência transformadora, a experiência e as atividades sensoriais afetam a co-criação e o design da experiência transformadora afeta a auto-mudança. Várias explicações possíveis para estas (des)correlações são oferecidas e as suas implicações são discutidas. A nível macro, as conclusões são interpretadas no quadro mais amplo das fases da economia da experiência e da transformação, e o resultado desafia as afirmações conceptuais de uma “experiência transformadora co-criada”. Consequentemente, os prestadores de serviços de turismo transformador ainda não encontraram uma forma de integrar plenamente a co-criação e a concepção de experiências transformadoras, refletidas numa aplicação fragmentada de recursos e fatores desencadeadores. Assim sendo, a desejada transição para a economia da experiência 3.0, conhecida como economia da transformação, deve ser abordada como um trabalho em curso. Este artigo é o primeiro, segundo o conhecimento do autor, a fornecer evidências empíricas deste tipo e, consequentemente, serve como uma base sólida para futuras explorações do design de experiência transformadora, da co-criação de valor e da sua dinâmica no contexto do turismo transformativo.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectTransformative tourismpor
dc.subjectExperience designpor
dc.subjectModelos de equações estruturais -- Structural equation modelspor
dc.subjectTransformation economypor
dc.subjectValue co-creationpor
dc.subjectService provider perspectivepor
dc.subjectTurismo transformativopor
dc.subjectDesign de experiênciapor
dc.subjectEconomia de transformaçãopor
dc.subjectCocriação de valorpor
dc.subjectPerspetiva do prestador de serviçospor
dc.titleDesigning transformative tourism experiences: An empirical study of service providers’ strategies and challengespor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203899776por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociaispor
thesis.degree.nameMestrado em Erasmus Mundus em Desenvolvimento de Turismo e Culturapor
dc.date.embargo2026-09-24-
iscte.subject.odsSaúde de qualidadepor
iscte.subject.odsEducação de qualidadepor
iscte.subject.odsTrabalho digno e crescimento económicopor
dc.subject.jelL83por
dc.subject.jelZ33por
dc.subject.jel1L Industrial organizationpor
dc.subject.jel1Z Other special topicspor
thesis.degree.departmentDepartamento de Marketing, Operações e Gestão Geralpor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Master_jonathan_atari.pdf
  Restricted Access
1,13 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.