Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/34520
Autoria: Romeiro, Paulo Alexandre Mendes Ramos
Orientação: Pereira, Renato Telo de Freitas Barbosa
Dias, José Manuel Gonçalves
Data: 8-Abr-2025
Título próprio: The birth of new entrepreneurs: The effect of entrepreneurship image on creating entrepreneurs
Referência bibliográfica: Romeiro, P. A. M. R. (2024). The birth of new entrepreneurs: The effect of entrepreneurship image on creating entrepreneurs [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34520
Palavras-chave: Empreendedorismo -- Entrepreneurship
Entrepreneurship image
Entrepreneurship stages
Entrepreneurship intent
Nascent entrepreneur
Latent entrepreneur
imagem do empreendedor
Fases do empreendedorismo
Intenção de empreendedorismo
Empreendedor nascente
Empreendedor latente
Resumo: Purpose: This study examines the impact of entrepreneurship image on entrepreneurship stages across 27 European Union countries. It aims to separate the influence of a country's development context from the individual effects linked to dormant, latent, and nascent stages of entrepreneurship. Methodology: The study analyzes secondary data obtained from the Flash Eurobarometer 354, collected in 2012, regarding the different stages of individual entrepreneurship. It explores this data on both a country-wide basis and separately considers the Human Development Index and Unemployment Rate for each country. We used single level and multi-level multinomial logit regression models. Results: A single level multinomial logit regression indicates that age, gender, entrepreneurship education, risk perception, and favorable entrepreneurship image impacts entrepreneurship stages both at latent and nascent stage relative to dormant stage. The multi-level model with the different EU countries brought a limited explanation of the variation between latent and dormant entrepreneurs and no explanation between nascent and dormant. Additionally, role model impact on entrepreneurship stages become a single-level relevant predictor with the multi-level layer. On the other hand, the Human Development Index (HDI) contextual effect had a significant impact only in the intercept between nascent and dormant entrepreneurs. Conclusions: This analysis highlights the need for studies on entrepreneurship to specifically include entrepreneurship image as a predictor of entrepreneurship stages. A favorable entrepreneurship image increases individuals’ odds of becoming latent and nascent entrepreneurs. This effect is stronger among individuals thinking about starting a business than those already taking steps to start a business, where other factors have a higher influence. Our multi-level model indicates the importance of HDI as a contextual variable for driving nascent entrepreneurs.
Objetivo: Este estudo examina o impacto da imagem do empreendedorismo nas diferentes fases do empreendedor em 27 países da União Europeia. Pretende separar a influência do contexto de um país dos efeitos singulares de cada indivíduo na fase dormente, latente e nascente do empreendedorismo. Metodologia: A tese analisa dados secundários obtidos do Flash Eurobarómetro 354, relativos às diferentes fases do empreendedorismo individual. Explora estes dados a nível nacional e considera separadamente o Índice de Desenvolvimento Humano (HDI) e a taxa de desemprego de cada país. Usámos modelos de regressão multinominal logit de nível único e multinível. Resultados: Uma regressão multinominal logit de nível individual indica que a idade, o género, a educação para o empreendedorismo, a perceção de risco e a imagem favorável ao empreendedorismo impactam os estágios de empreendedorismo tanto nas fases latente e nascente em relação à fase dormente. O modelo de nível nacional indica que a introdução dos diferentes países da UE explica reduzidamente a variação entre os empreendedores latentes e dormentes e nenhuma explicação entre os empreendedores nascentes e dormentes. Por outro lado, o efeito contextual do Índice de Desenvolvimento Humano teve impacto significativo apenas na interceção entre os empreendedores nascentes e dormentes. Conclusões: Esta análise destaca a necessidade de estudos sobre empreendedorismo incluírem especificamente a imagem do empreendedor como um fator que explica os estágios do empreendedorismo. Uma imagem favorável ao empreendedorismo aumenta as probabilidades dos indivíduos se tornarem empreendedores latentes e nascentes. Este efeito é mais forte entre os indivíduos que pensam em iniciar um negócio do que entre aqueles que já estão a tomar medidas para iniciar um negócio, onde outros fatores têm um impacto mais elevado. O nosso modelo multinível indica a importância do HDI como variável contextual para impulsionar empreendedores nascentes.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Doutoramento em Gestão Empresarial Aplicada
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-TD - Teses de doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
phd_paulo_ramos_romeiro.pdf
  Restricted Access
3,35 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.