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http://hdl.handle.net/10071/34505
Autoria: | Fernandes, Vasco Emanuel Marques |
Orientação: | Pardal, Joana Martinho de Almeida Costa Santos, Margarida Tavares Peralta Couto dos |
Data: | 12-Dez-2024 |
Título próprio: | Pesquisa fiável: Fiabilidade da informação nos motores de pesquisa e a perceção dos estudantes universitários |
Referência bibliográfica: | Fernandes, V. E. M. (2024). Pesquisa fiável: Fiabilidade da informação nos motores de pesquisa e a perceção dos estudantes universitários [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34505 |
Palavras-chave: | Informação -- information Perceção de fiabilidade Critérios de fiabilidade Motores de pesquisa Estudante universitário Credibilidade Perception of reliability Reliability criteria Search engines University students Credibility |
Resumo: | Vivemos numa era em que a informação está amplamente disponível online e os motores de pesquisa são o meio geralmente utilizado, inclusivamente em contexto académico. Embora os vastos repositórios de informação fornecida ofereçam inúmeras vantagens aos estudantes, essa acessibilidade traz consigo desafios significativos relacionados com a fiabilidade dessa informação. Dado que esta informação terá impacto ao nível da investigação e desenvolvimento, torna-se imperativo apurar eficazmente a fiabilidade da informação online, garantindo a consciência e o conhecimento de fatores que a atestem.
Este projeto visa analisar de que forma os estudantes universitários percecionam a fiabilidade da informação resultante da procura em motores de pesquisa para fins académicos. Para isso, foram realizados dois estudos exploratórios: uma experiência e um questionário. No primeiro, foram observados procedimentos de pesquisa em contexto académico, analisando o método e indicadores resultantes. Posteriormente, através dos critérios identificados na revisão de literatura, foi constituído um questionário que analisa a sua relevância e utilização. Os principais resultados apuraram que os indivíduos com 20 ou menos anos de idade, com ensino secundário ou inferior, são os que menos verificam a credibilidade das fontes. Por outro lado, os estudantes do ensino superior, com idade superior aos 20 anos, tendem a formar um perfil equilibrado de validação da fiabilidade, atestando a credibilidade juntamente com outros fatores de fiabilidade. O trabalho contribui para a análise destes fatores, podendo inclusive ajudar ao desenvolvimento de estratégias para melhorar a literacia digital e de informação dos estudantes e promover a utilização responsável de fontes online. We live in an age where information is largely available online and search engines are the most used tool, including in an academic context. Although the vast repositories of information provided offer numerous advantages to students, this accessibility brings significant challenges related to the reliability of this information. As the information will have an impact on research and development, it is imperative to effectively assess the reliability of online information, ensuring awareness and knowledge of factors that attest to this. This project aims to analyse how university students perceive the reliability of information resulting from searches on search engines for academic purposes. To this end, two exploratory studies were carried out: an experiment and a questionnaire. In the first, search proceedings were observed in an academic context, analysing the method and the resulting indicators. Subsequently, using the criteria identified in the literature review, a questionnaire was created to analyse its relevance and use. The main results show that individuals aged 20 or under, with secondary education or less, are the group that least verifies the credibility of sources. On the other hand, students in higher education, aged over 20, tend to form a balanced reliability validation profile, attesting to credibility along with other reliability factors. The work contributes to analysing these factors and may even help develop strategies to improve students' digital and information literacy and promote the responsible use of online sources. |
Designação do Departamento: | Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação |
Designação do grau: | Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Restrito |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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