Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/34504
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Afonso, Luís Urbano de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Costa, Sabrina Ida da | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-21T09:29:27Z | - |
dc.date.available | 2025-05-21T09:29:27Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-13 | - |
dc.date.submitted | 2024-12 | - |
dc.identifier.citation | Costa, S. I. da (2024). Digital art management : Internship case study [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34504 | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/34504 | - |
dc.description.abstract | Digital art management includes the process as well as the results of using digital technology to transform the value of an art institution. The aim of this dissertation is to investigate how digital platforms can impact the success of an organisation. This study begins with an analysis of existing literature, and presents insights gained from an internship experience at the Chianciano Art Museum (Museo d’Arte di Chianciano) in Tuscany, Italy. Chapter 1 covers the impact of social media platforms like Facebook,Instagram on audience engagement, digital curation practices before and after COVID-19, and how museums adopted hybrid marketing strategies to stay relevant. The traditional vs. modern art management approaches are discussed along with the challenges experience such as privacy concerns and authenticity in online art. It also highlights innovative methods like augmented reality (AR) tools , virtual tours Some of the such as privacy issues, digital fatigue, and questions of authenticity in online art. This section also explores innovative techniques like augmented reality (AR) tools, personalised tours, and social media auctions that enhance interaction and revenue generation. The remaining chapters address my internship at the Chianciano Art Museum and the preparation of the 8th edition of its Biennale 2024. An interview with Peter Gagliardi provides a deeper insight into the museum's approach to digital art management, including the challenges of balancing traditional curatorial practices with innovative digital engagement. The findings reveal that while digital tools improve visibility and engagement, maintaining authenticity and the ability to adapt to constant change is challenging. Various advertising media, including newspaper, digital promotions and data analysis of the performance was studied. The results of which helped in understanding how CAM has combined modern and traditional approach in art management for best results. This dissertation helps museums and galleries navigate the intersection between technology and tradition. In conclusion, this report highlights areas for further research, such as developing strategies to reduce digital fatigue, creating sustainable online platforms, and boosting audience engagement while maintaining authenticity. | por |
dc.description.abstract | A gestão cultural digital inclui tanto os processos quanto os resultados do uso de tecnologias digitais para transformar o valor de uma instituição cultural e artística. Esta dissertação investiga como plataformas digitais influenciam o sucesso de uma organização. Esta estudo começa com uma análise da literatura existente, oferece insights obtidos durante uma experiência de estágio no Museu de Arte de Chianciano (Museo d’Arte di Chianciano) na Toscânia, Itália. O capítulo 1 aborda o impacto de plataformas como Facebook e Instagram na interação com o público, as práticas de curadoria digital antes e depois da COVID-19 e as estratégias híbridas de marketing adotadas por museus para se manterem relevantes. São discutidas as abordagens tradicionais versus modernas na gestão cultural, além dos desafios, como questões de privacidade e autenticidade em arte online. Também são explorados métodos inovadores, como o uso de ferramentas de realidade aumentada (AR), visitas virtuais, tours personalizados e leilões em redes sociais que aumentam a interação e geram receita. Os restantes capítulos centram-se no estágio que realizei no Museu de Arte de Chianciano (CAM) e na preparação da 8ª edição da Bienal de 2024. Uma entrevista com Peter Gagliardi oferece uma visão detalhada da abordagem do museu em relação à gestão digital, destacando os desafios de equilibrar práticas curatoriais tradicionais com engajamento digital inovador. Os resultados mostram que, embora as ferramentas digitais aumentem a visibilidade e o engajamento, é difícil manter a autenticidade e adaptar-se às mudanças constantes. Foram estudados diversos meios de publicidade, incluindo jornais, promoções digitais e análises de desempenho, o que ajudou a compreender como o CAM (Chianciano Art Museum ) combina práticas modernas e tradicionais para obter melhores resultados. Esta dissertação fornece orientações para museus e galerias navegarem pela interseção entre tecnologia e tradição. Por fim, o trabalho destaca áreas para pesquisas futuras, como o desenvolvimento de estratégias para reduzir a fadiga digital, a criação de plataformas online sustentáveis e o aumento do engajamento do público sem comprometer a autenticidade. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.title | Digital art management : Internship case study | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.identifier.tid | 203895932 | por |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Mercados da Arte | por |
iscte.subject.ods | Saúde de qualidade | por |
iscte.subject.ods | Educação de qualidade | por |
iscte.subject.ods | Trabalho digno e crescimento económico | por |
thesis.degree.department | Departamento de História | por |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Master_sabrina_ida_costa.pdf | 3,23 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.