Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/34483
Autoria: Morgadinho, Joana Isabel Fernandes
Orientação: Lima, Maria João Soares Almeida Pedroso de
Data: 7-Fev-2025
Título próprio: Bandcamp e a cena musical independente em Portugal
Referência bibliográfica: Morgadinho, J. I. F. (2024). Bandcamp e a cena musical independente em Portugal [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34483
Palavras-chave: Cena musical independente
Diy
Plataformas digitais
Modos de relação
Independent music scene
Digital plataforms
Relation mods
Resumo: Com a força de criar num ponto de ebulição cada vez mais gritante, as comunidades são obrigadas a reunir esforços para verem concretizados os seus projetos, ideias, ânsias e inquietações. A arte e neste caso em particular, a música nas cenas musicais independentes, pode ser vista como forma de protesto e resistência e a era da digitalização obriga à procura de espaços onde seja possível publicar e dar a conhecer em forma de arquivo ou repositório, as obras que são criadas à margem da linguagem corrente com recurso ao diy e que encontram em plataformas alternativas o ex-líbris capaz de responder às exigências da comunidade e escapar às lógicas algorítmicas da indústria da música. Nos dias que correm, o universo das plataformas digitais independentes é um ponto de fuga e representativo de lugares de consumo e produção que rejeitam a lógica mainstream e constroem soluções para os problemas que resultam da evolução dos tempos. Não de uma forma generalizada, a plataforma Bandcamp é para muitos um exemplo de esperança, autonomia criativa e liberdade artística e, como consequência, um possível exemplo de uma plataforma alternativa à retórica corrente do streaming. Por assim ser, procurou-se, por via de um questionário online autoadministrado, conhecer os seus utilizadores, sejam eles ouvintes e/ou artistas, através de uma amostra por conveniência (n=99). A perceção dos utilizadores em relação a questões equivalentes varia em virtude do seu perfil de posicionamento, constatando que valorizam funcionalidades diferentes consoante a sua posição perante a plataforma.
The urgent need to create is at an ever-increasing boiling point and communities are forced to join forces in order to realise their projects, ideas, anxieties and concerns. Art, and in this case music in the independent music scenes in particular, can be seen as a form of protest and resistance and the age of digitalisation is forcing the search for spaces where it is possible to publish and make known, in the form of an archive or repository, the works that are created outside the mainstream language using diy and that find in alternative platforms the ex-libris capable of responding to the demands of the community and escaping the algorithmic logic of the music industry. Nowadays, the universe of independent digital platforms is a vanishing point and representative of places of consumption and production that reject mainstream logic and build solutions to the problems that result from the evolution of the times. Not in a generalised way, the Bandcamp platform is for many an example of hope, creative autonomy and artistic freedom and, as a consequence, a possible example of an alternative platform to the current rhetoric of streaming As a result, a self-administered online questionnaire was used to get to know its users, whether they be listeners and/or artists, through a convenience sample (n=99). Users' perceptions of equivalent issues vary depending on their positioning profile, and it was found that they value different functionalities depending on their position on the platform.
Designação do Departamento: Departamento de História
Designação do grau: Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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