Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/34473
Autoria: Pécurto, Raquel Melo dos Anjos
Orientação: Velez, Maria João Perdigão
Data: 20-Dez-2024
Título próprio: O impacto da cultura organizacional nos comportamentos de voz: Uma análise do papel do apoio organizacional percebido e da liderança transformacional
Referência bibliográfica: Pécurto, R. M. dos A. (2024). O impacto da cultura organizacional nos comportamentos de voz: Uma análise do papel do apoio organizacional percebido e da liderança transformacional [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34473
Palavras-chave: Cultura organizacional -- Organizational culture
Liderança transformacional
Apoio organizacional percebido
Comportamentos de voz
Transformational leadership
Perceived organizational support
Voice behaviours
Resumo: A importância da cultura organizacional, do apoio organizacional percebido, dos comportamentos de voz e da liderança transformacional na gestão de organizações, tem vindo a ser amplamente reconhecida ao longo do tempo. Autores como Eisenberger (1986), Bass (2006), e Morrison (2011), apresentam e defendem estes conceitos como bastante significativos no impacto que têm no aumento dos níveis de bem-estar dentro das organizações. No entanto, apesar da importância de cada uma destes conceitos, poucos são os estudos que procuram compreender as relações entre estas variáveis de forma aprofundada. Com o intuito de investigar as relações complexas entre estes elementos, foram realizados dois questionários, cada um com as escalas respetivas às variáveis presentes neste estudo. A análise dos dados foi realizada através de técnicas estatísticas apropriadas, sendo que uma das amostras incluiu 95 colaboradores e a outra 95 supervisores, totalizando 190 respostas válidas. Através dos resultados obtidos, foram rejeitadas as hipóteses de moderação-mediação por falta de significância. No entanto, foi possível confirmar a maioria das relações diretas entre as variáveis estudadas, e ainda o impacto do apoio organizacional percebido enquanto mediador na relação entre as culturas adhocrática e de mercado, e os comportamentos de voz. Apesar de não se terem verificado as hipóteses referentes às interações de moderação- mediada, a investigação sucedeu em explorar a complexidade das relações entre a cultura organizacional, apoio organizacional percebido, liderança transformacional e comportamentos de voz. As análises, permitiram ainda a formulação de implicações e sugestões de pesquisas futuras focadas nos objetivos do estudo.
The importance of organizational culture, perceived organizational support, voice behaviors, and transformational leadership in managing organizations has been widely recognized over time. Authors such as Eisenberger (1986), Bass (2006), and Morrison (2011) present and advocate for these concepts as highly significant due to their impact on increasing well-being within organizations. However, despite the importance of each of these concepts, few studies aim to understand the relationships between these variables comprehensively. Two questionnaires were conducted to investigate the complex relationships among these elements, each with scales respective to the variables in this study. Data analysis was performed using appropriate statistical techniques, with one sample including 95 employees and the other 95 supervisors, totaling 190 valid responses. Based on the results obtained, the hypotheses of moderation-mediation were rejected due to lack of significance. However, it was possible to confirm most of the direct relationships between the variables studied, as well as the impact of perceived organizational support as a mediator in the relationship between adhocracy and market cultures, and voice behaviors. Although the hypotheses regarding moderated-mediation interactions were not confirmed, the investigation succeeded in exploring the complexity of the relationships between organizational culture, perceived organizational support, transformational leadership, and voice behaviors. The analyses also allowed for the formulation of implications and suggestions for future research focused on the study's objectives.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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