Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/34451
Autoria: Zhuoling Guo
Orientação: Ferreira, Fernando Alberto Freitas
Data: 30-Jan-2025
Título próprio: Navigating the evolving landscape of AI services consumerism: Unraveling the competitiveness challenges for service brands through the lens of Haidilao
Referência bibliográfica: Zhuoling Guo (2024). Navigating the evolving landscape of AI services consumerism: Unraveling the competitiveness challenges for service brands through the lens of Haidilao [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34451
Palavras-chave: New consumerism
AI services
Service brand competitiveness
Haidilao
Policy recommendations
Novo consumismo
Serviços de IA
Competitividade da marca de serviço
Recomendações políticas
Resumo: This study aims to explore deeply the impact of new consumerism on the competitiveness of Artificial Intelligence (AI) services and service-oriented brands, conducting a detailed examination using Haidilao, a well-known Chinese catering brand, as a case study. As a consumption concept and behavior, new consumerism has profoundly influenced various aspects of life, especially in the service field and brand establishment. As an emerging technology, the utilization of AI services in the service industry continues to rise, and its intersection with new consumerism has presented significant challenges to the competitiveness of service brands. The study begins by reviewing the development of new consumerism and the evolution of Haidilao as a service brand. With the ascent of new consumerism, consumers now hold higher expectations for service brands, including demands for personalization, convenience, and quality. This has introduced new challenges for traditional catering brands such as Haidilao. In terms of research questions, the study poses three main inquiries: How can the challenges of AI services to service brand competitiveness be assessed under new consumerism? What competitiveness challenges does Haidilao encounter in responding to changes in consumer demand under new consumerism? How do user satisfaction, frequency of use, technological advancement, price competitiveness, customer service quality, personalization, and competitors’ service quality and prices of AI services affect the competitiveness of a service brand? The research adopts a comprehensive quantitative and qualitative research method, analyzing these issues from a holistic perspective by collecting a substantial amount of empirical data and conducting in-depth interviews with Haidilao managers and consumers. Regarding data analysis, the study employs multiple linear regression analysis to explore the impact of various factors on service brand competitiveness. Research results indicate that the price competitiveness of AI services has a significant positive impact on service brand competitiveness.
Este estudo pretende explorar o impacto do novo consumismo na competitividade dos serviços de Inteligência Artificial (IA) e das marcas orientadas para serviços, bem como realizar um estudo de caso detalhado sobre a Haidilao, uma conhecida marca de catering chinesa. Como conceito e comportamento de consumo, o novo consumismo teve um impacto profundo em todas as esferas do quotidiano, especialmente na área de serviços e na construção de marcas. Sendo uma tecnologia emergente, a aplicação de serviços de IA na indústria de serviços continua a aumentar e a sua intersecção com o novo consumismo desencadeou desafios importantes à competitividade das marcas de serviços. Assim, este estudo analisa primeiro o desenvolvimento do novo consumismo e a evolução da Haidilao como marca de serviço. Com a ascensão do novo consumismo, os consumidores têm maiores expectativas em relação às marcas de serviços, incluindo exigências de personalização, conveniência e qualidade. Isto impôs novos desafios às marcas tradicionais de catering, como a Haidilao. Em termos de questões de investigação, este estudo levantou três questões principais: Como avaliar os desafios dos serviços de IA para a competitividade da marca de serviço sob o novo consumismo? Quais são os desafios de competitividade que Haidilao enfrenta na resposta às mudanças na procura dos consumidores sob o novo consumismo? Como a satisfação do usuário, a frequência de uso, o avanço tecnológico, a competitividade de preços, a qualidade do atendimento ao cliente, a personalização e a qualidade do serviço e o preço dos serviços de IA dos concorrentes afetam a competitividade de uma marca de serviço? A investigação adotou um método abrangente de investigação quantitativa e qualitativa e analisou estas questões a partir de uma perspetiva abrangente, recolhendo uma grande quantidade de dados empíricos e entrevistas aprofundadas com gestores e consumidores da Haidilao. Em termos de análise de dados, este estudo utilizou análise de regressão linear múltipla para explorar o impacto de vários fatores na competitividade da marca de serviço. Os resultados da investigação mostram que a competitividade dos preços dos serviços de IA tem um impacto positivo significativo na competitividade das marcas de serviços.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Empresas
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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