Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/34425
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVaz, Maria João-
dc.contributor.authorFei Chen-
dc.date.accessioned2025-05-14T13:51:23Z-
dc.date.available2025-05-14T13:51:23Z-
dc.date.issued2024-12-17-
dc.date.submitted2024-09-
dc.identifier.citationFei Chen (2024). Parques culturais e criativos: O distrito artístico 798 de Pequim [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34425por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/34425-
dc.description.abstractA indústria cultural é o novo motor para o desenvolvimento económico, além de ser uma força motriz importante para a transformação e atualização da economia e da sociedade. Os parques de arte, que são importantes elementos da indústria cultural, desempenham um papel essencial no desenvolvimento nesse setor. A cultura, após a ciência e a educação, torna-se uma nova força propulsora. Promover a integração mútua entre cultura, educação e tecnologia é fundamental. A indústria criativa refere-se a empresas que obtêm impulso para o desenvolvimento a partir da criatividade, habilidades e talentos individuais, e que por meio do desenvolvimento da propriedade intelectual podem gerar riqueza e oportunidades de emprego. Com o rápido desenvolvimento da indústria criativa cultural no mundo todo, a construção de parques criativos tornou-se uma importante medida para aumentar a contribuição da criatividade cultural nacional e fortalecer o poder suave cultural de um país. Este estudo baseia-se nos parques de reutilização criativa como fundamento, utilizando o distrito artístico 798 de Pequim como estudo de caso. A partir do conceito e do desenvolvimento dos parques industriais artísticos, farei uma análise comparativa do contexto de criação, posicionamento e desenvolvimento dos parques. Discutirei como os parques de criatividade cultural podem melhorar o nível geral de criatividade da cidade, além de alcançar um equilíbrio entre "criatividade" e "indústria" em seu desenvolvimento conjunto. Escolherei um parque criativo cultural europeu, o LX Factory, para comparação, analisando os pontos em comum e as diferenças com parques criativos culturais na China. Por fim, resumirei os fatores de risco internos e externos no ciclo de vida dos parques criativos culturais, propondo estratégias de otimização e desenvolvimento sustentável para esses parques. No contexto global dos parques artísticos, espero fornecer experiências e referências valiosas para a construção e desenvolvimento dos parques criativos artísticos na China.por
dc.description.abstractThe cultural industry is the new engine for economic development, as well as being an important driving force for transforming and updating the economy and society. Art parks, which are important elements of the cultural industry, play an essential role in development in this sector. After science and education, culture is becoming a new driving force. Promoting the mutual integration of culture, education and technology is key. The creative industry refers to companies that derive impetus for development from individual creativity, skills and talents, and that through the development of intellectual property can generate wealth and employment opportunities. With the rapid development of the cultural creative industry worldwide, the construction of creative parks has become an important measure to increase the contribution of national cultural creativity and strengthen a country's cultural soft power. This study builds on creative reuse parks as a foundation, using Beijing's 798 art district as a case study. Drawing on the concept and development of arts industrial parks, I will make a comparative analysis of the context of the parks' creation, positioning and development. I will discuss how cultural creativity parks can improve the overall level of creativity in the city, as well as achieving a balance between ‘creativity’ and ‘industry’ in their joint development. I will choose a European cultural creative park, LX Factory, for comparison, analysing the commonalities and differences with cultural creative parks in China. Finally, I will summarise the internal and external risk factors in the life cycle of cultural creative parks, proposing optimisation and sustainable development strategies for these parks. In the global context of art parks, I hope to provide valuable experiences and references for the construction and development of art creative parks in China.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectCultura e criatividadepor
dc.subjectIndústria criativa culturalpor
dc.subjectArte -- Artpor
dc.subjectInovação culturalpor
dc.subjectDistrito artístico 798por
dc.subjectCulture and creativitypor
dc.subjectCultural creative industrypor
dc.subjectCultural innovationpor
dc.subject798 art districtpor
dc.titleParques culturais e criativos: O distrito artístico 798 de Pequimpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203851412por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociaispor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidadespor
thesis.degree.nameMestrado em Estudos e Gestão da Culturapor
thesis.degree.departmentDepartamento de Históriapor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_fei_chen.pdf893,54 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons