Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/34424
Autoria: Silva, Beatriz de Azevedo
Orientação: Foa, Caterina
Data: 6-Dez-2024
Título próprio: O efeito dos influenciadores digitais no consumo e nas práticas culturais dos seus seguidores: Análise das perspetivas e experiências dos influenciadores digitais em Portugal
Referência bibliográfica: Silva, B. de A. (2024). O efeito dos influenciadores digitais no consumo e nas práticas culturais dos seus seguidores: Análise das perspetivas e experiências dos influenciadores digitais em Portugal [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34424
Palavras-chave: Redes sociais
Influenciadores digitais -- Digital influencers
Marketing de influência
Cultura -- Culture
Influencer marketing
Resumo: A cultura apresenta-se como um domínio proeminente na vida social. Não obstante, a mesma não é imune aos desafios contemporâneos; pelo contrário. Com o desenvolvimento da internet, surgiram as redes sociais online, as quais proporcionaram a ascensão de influenciadores digitais que têm emergido como figuras centrais nas dinâmicas de consumo e práticas culturais. Assim, este estudo tem como objetivo compreender o impacto que estes agentes percecionam exercer sobre os comportamentos de consumo e práticas culturais dos seus seguidores, com foco no contexto português. Por forma a ir ao encontro deste objetivo, foi adotada uma abordagem qualitativa, que inclui a realização de cinco entrevistas a influenciadores digitais. Os resultados obtidos demonstram que os influenciadores digitais entendem que desempenham um papel significativo na criação e disseminação de tendências de consumo, não apenas pela promoção de produtos, mas também pelo impacto que exercem sobre as práticas culturais, valores e comportamentos sociais dos seus seguidores. Esta investigação ressalta a relevância da figura do influenciador digital no panorama cultural português e abre portas ao estudo, mais aprofundado, das relações entre influenciadores, consumidores e o cenário cultural atual.
Culture is presented as a prominent domain in social life. However, it is not immune to contemporary challenges; on the contrary. With the development of the internet, online social networks have emerged, facilitating the rise of digital influencers who have become central figures in consumption dynamics and cultural practices. Therefore, this study aims to understand the impact these agents perceive themselves to have on the consumption behaviors and cultural practices of their followers, with a specific focus on the Portuguese context. To achieve this objective, a qualitative approach was adopted, which included conducting five interviews with digital influencers. The results obtained demonstrate that digital influencers perceive themselves as playing a significant role in the creation and dissemination of consumption trends, not only by promoting products but also by impacting the cultural practices, values, and social behaviors of their followers. This research highlights the relevance of the digital influencer in the Portuguese cultural landscape and opens avenues for more indepth studies on the relationships between influencers, consumers, and the current cultural scenario.
Designação do Departamento: Departamento de História
Designação do grau: Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_beatriz_azevedo_silva.pdf877,22 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons