Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/34416
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFernandes, Alexandra Marques-
dc.contributor.advisorAlmeida, António Alves e-
dc.contributor.authorCampos, Paula Maria Barradas-
dc.date.accessioned2025-05-14T11:20:38Z-
dc.date.available2025-05-14T11:20:38Z-
dc.date.issued2024-12-16-
dc.date.submitted2024-10-
dc.identifier.citationCampos, P. M. B. (2024). Knowledge management in IT: The impact of remote work on communication [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34416por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/34416-
dc.description.abstractO crescimento do trabalho remoto, impulsionado pela pandemia da COVID-19, evidenciou a necessidade de estudos sobre gestão do conhecimento, reconhecida como fonte de vantagem competitiva. A transição para comunicação virtual requer adaptação na interação entre departamentos para que a linguagem e comunicação não se tornem barreiras ao desenvolvimento de projetos. Esta pesquisa visa validar se a distância física entre departamentos da organização, com foco no departamento de Sistemas de Informação (SI), afeta a definição de requisitos funcionais em projetos. Uma revisão da literatura relevante, de 2012 a 2024, embasou um estudo de caso realizado com colaboradores de uma empresa de retalho sediada em Portugal. O objetivo foi examinar a dinâmica da gestão de conhecimento e comunicação no departamento Sistemas de Informação, analisando os impactos das interações em ambientes presenciais, remotos e híbridos, utilizando uma abordagem mista com dados quantitativos e qualitativos. A proliferação do trabalho remoto e híbrido é uma realidade permanente. Para que beneficie tanto empresas quanto trabalhadores, é necessário melhorar continuamente as práticas de gestão e políticas organizacionais. Os desafios incluem a perda de comunicação não-verbal, crucial para compartilhar conhecimento tácito, dificuldades em manter a confiança entre equipas, condições de trabalho desiguais, como acesso à tecnologia adequada, e o isolamento social e profissional. Essas questões complicam a gestão e supervisão de equipes remotas.por
dc.description.abstractThe growth of remote work, driven by the COVID-19 pandemic, has highlighted the need for studies on knowledge management, recognized as a source of competitive advantage. The transition to virtual communication requires adaptation in the interaction between departments so that language and communication do not become barriers to project development. This research aims to validate whether the physical distance between departments of the organization, with a focus on the Information Systems (IS) department, affects the definition of functional requirements in projects. A review of the relevant literature, from 2012 to 2024, supported a case study carried out with employees of a retail company based in Portugal. The objective was to examine the dynamics of knowledge and communication management in the Department of Information Systems, analysing the impacts of interactions in face-to-face, remote and hybrid environments, using a mixed approach with quantitative and qualitative data. The proliferation of remote and hybrid work is a permanent reality. In order for it to benefit both companies and employees, it is necessary to continuously improve management practices and organizational policies. Challenges include the loss of non-verbal communication, crucial for tacit knowledge sharing, difficulties in maintaining trust between teams, unequal working conditions such as access to appropriate technology, and social and professional isolation. These issues complicate the management and supervision of remote teams.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectTransferência conhecimentopor
dc.subjectPartilha conhecimentopor
dc.subjectDisseminação conhecimentopor
dc.subjectTrabalho remotopor
dc.subjectTrabalho virtualpor
dc.subjectGestão de conhecimentopor
dc.subjectKnowledge transferpor
dc.subjectSharing knowledgepor
dc.subjectKnowledge disseminationpor
dc.subjectVirtual workpor
dc.subjectKnowledge managementpor
dc.titleKnowledge management in IT: The impact of remote work on communicationpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203851498por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informáticapor
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Informáticapor
dc.subject.jelO32por
dc.subject.jelD83por
dc.subject.jelJ24por
dc.subject.jelM15por
dc.subject.jelL86por
dc.subject.jelM10por
dc.subject.jel1D Microeconomicspor
dc.subject.jel1J Labor and demographic economicspor
dc.subject.jel1O Economic development, innovation, technological change, and growthpor
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economicspor
dc.subject.jel1L Industrial organizationpor
thesis.degree.departmentDepartamento de Ciências e Tecnologias da Informaçãopor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_paula_barradas_campos.pdf1,79 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons