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dc.contributor.advisorLapa, Tiago-
dc.contributor.advisorFrança, Thais-
dc.contributor.authorRamos, Daniela-
dc.date.accessioned2025-05-13T11:39:52Z-
dc.date.issued2024-12-19-
dc.date.submitted2024-10-
dc.identifier.citationRamos, D. (2024). A decisão de imigração de mulheres brasileiras entre 45 e 65 anos para Portugal e o efeito das redes sociais e dos "digital influencers" [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34403por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/34403-
dc.description.abstractAs redes sociais e os influenciadores digitais têm impactado a vida cotidiana contemporânea em diversas áreas, incluindo o processo migratório. Este estudo analisa como essas plataformas se tornaram ferramentas importantes no processo de migração das mulheres brasileiras, com idades entre 45 e 65 anos, que decidiram se mudar para Portugal. A pesquisa, baseada em uma metodologia qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas, analisa a maneira como essas mulheres utilizam plataformas como Instagram e YouTube para obter informações sobre questões práticas, como vistos e moradia, além de criar redes de apoio que ajudam na adaptação cultural e social. Os influenciadores digitais se destacam como fontes de informação e inspiração valiosas, moldando expectativas e perspetivas sobre a vida em Portugal. A pesquisa indica que, além de simplificar o acesso a informações, as redes sociais proporcionam um senso de comunidade e suporte emocional, componentes cruciais para aqueles que estão em processo de migração. O estudo, ao abordar a influência digital na escolha de Portugal como destino, também destaca a relevância de políticas públicas e estratégias de comunicação que considerem as necessidades deste grupo específico, que é muitas vezes ignorado em pesquisas. Assim, esta dissertação contribui para a compreensão das dinâmicas migratórias contemporâneas, e oferece perspetivas de ações voltadas para a integração social de migrantes de idade mais avançada, como, por exemplo, a presença mais ativa e visível de órgãos oficiais nos medias sociais e a parceria com influenciadores confiáveis que tem o tema imigração como ponto central em seus perfis.por
dc.description.abstractSocial networks and digital influencers have impacted contemporary daily life in several areas, including the migration process. This study analyzes how these platforms have become important tools in the migration process of Brazilian women, aged between 45 and 65, who have decided to move to Portugal. The research, based on a qualitative methodology using semi-structured interviews, analyzes how these women use platforms such as Instagram and YouTube to obtain information on practical issues such as visas and housing, as well as creating support networks that help with cultural and social adaptation. Digital influencers stand out as valuable sources of information and inspiration, shaping expectations and perspectives on life in Portugal. The research indicates that, as well as simplifying access to information, social networks provide a sense of community and emotional support, crucial components for those in the process of migrating. By addressing the digital influence on the choice of Portugal as a destination, the study also highlights the relevance of public policies and communication strategies that consider the needs of this specific group, which is often ignored in research. Thus, this dissertation contributes to the understanding of contemporary migratory dynamics and offers prospects for actions aimed at the social integration of older migrants, such as, for example, the more active and visible presence of official organizations on social media and partnerships with trusted influencers whose profiles focus on immigration.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectMigração -- Migrationpor
dc.subjectRedes sociaispor
dc.subjectInfluenciadores digitais -- Digital influencerspor
dc.subjectMulheres brasileiraspor
dc.subjectDecisão migratóriapor
dc.subjectPortugalpor
dc.subjectSocial networkspor
dc.subjectDigital influencerspor
dc.subjectBrazilian womenpor
dc.subjectMigratory decisionpor
dc.titleA decisão de imigração de mulheres brasileiras entre 45 e 65 anos para Portugal e o efeito das redes sociais e dos "digital influencers"por
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203851676por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologiapor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Novos Mediapor
dc.date.embargo2025-12-19-
thesis.degree.departmentDepartamento de Sociologiapor
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