Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/34380
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlexandre, Isabel-
dc.contributor.advisorLopes, Pedro Faria-
dc.contributor.authorFerreira, Miguel Santos Nunes Nobre-
dc.date.accessioned2025-05-09T14:13:19Z-
dc.date.issued2024-12-12-
dc.date.submitted2024-10-
dc.identifier.citationFerreira, M. S. N. N. (2024). Serious game about sexual abuse in adolescence [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34380por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/34380-
dc.description.abstractThis dissertation explores the creation of this serious game intended for a classroom environment, built for educating children aged 10 to 14 about abusive relationships and prevention of sexual abuse in an accessible way and playful to learn. With the help from the psychology experts in "Grupo Vita" with consistent meetings, content and ideas produced were used to build a functional artifact. This work presents an exploration of different themes like "safe internet", "healthy relationships", "emotions, secrets and the body", "safe choices" and "asking for help". The challenges developed are solving ciphers, multiple choice questions, drag and drops, connecting columns, word search. There was a functional test made with 32 children in the target range, it included a computer running the game and large display. They formed into groups and played the game, narrating what was showing on the screen, the others participated from their seats. The users filled in a questionnaire afterwards, an adaptation of the System Usability Scale (SUS) for young children with three simple additional questions and a space for suggestions. The results show that users felt the content and challenges were better suited for the younger part of the target group. However the game was well received, with a high SUS score of 83.2 (~90th percentile) and high scores in the other questions like "game enjoyment", "would continue playing" and "will talk to friends". The main theme of the suggestions was "develop more levels and/or challenges" which further shows a strong desire to continue the experience.por
dc.description.abstractEsta dissertação explora a criação de um jogo sério, utilizado em ambiente de sala de aula, desenvolvido para a educação de crianças dos 10 aos 14 anos sobre relações abusivas, prevenção de abusos sexuais, para aprenderem de uma forma acessível e divertida. Com ajuda das especialistas de psicologia do "Grupo Vita" e reuniões recorrentes, conteúdos e ideias produzidos foram utilizados para construir um artefacto funcional. Neste trabalho são explorados diferentes temas como "internet segura", "relações saudáveis", "emoções, segredos e o corpo", "escolhas seguras" e "pedir ajuda". Os desafios consistem em resolver cifras, perguntas de escolha múltipla, arrastar e largar, ligar colunas, sopa de letras. Foi efectuado um teste funcional com 32 crianças do grupo alvo, que tinha um computador a correr o jogo e uma televisão. As crianças formaram grupos para jogarem o jogo, narravam o que estava a ser mostrado, os outros participavam a partir dos lugares. Posto isto, os utilizadores preencheram um questionário, uma adaptação do "System Usability Scale" (SUS) para crianças, com três simples perguntas adicionais e um espaço para sugestões. Os resultados mostram que os utilizadores consideraram o conteúdo e os desafios eram mais adequados para a parte mais jovem da faixa etária alvo. No entanto, o jogo foi bem recebido, com uma pontuação SUS elevada de 83,2 (~90º percentil), como pontuações elevadas nas outras perguntas, "gostei de jogar", "continuaria a jogar" e "tenciono falar aos amigos". O tema principal das sugestões foi "desenvolver mais níveis e/ou desafios", que demonstra um desejo em continuar a experiência.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectSerious gamespor
dc.subjectGame developmentpor
dc.subjectRelationships and sex educationpor
dc.subjectPreventionpor
dc.subjectChild sexual abusepor
dc.subjectSexual coercionpor
dc.subjectJogos sériospor
dc.subjectDesenvolvimento de jogospor
dc.subjectRelações e educação sexualpor
dc.subjectPrevençãopor
dc.subjectAbuso sexual infantilpor
dc.subjectCoerção sexualpor
dc.titleSerious game about sexual abuse in adolescencepor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203825373por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informáticapor
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Informáticapor
dc.date.embargo2025-12-12-
iscte.subject.odsEducação de qualidadepor
iscte.subject.odsPaz, justiça e instituições eficazespor
thesis.degree.departmentDepartamento de Ciências e Tecnologias da Informaçãopor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_miguel_nobre_ferreira.pdf
  Restricted Access
5,51 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons