Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/34371
Autoria: Lança, Inês Miguel Salgado
Orientação: Pereira, Renato Telo de Freitas Barbosa
Data: 17-Dez-2024
Título próprio: The Network Home: Developing an Innovative co-living business plan for Almada
Referência bibliográfica: Lança, I. M. S. (2024). The Network Home: Developing an Innovative co-living business plan for Almada [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34371
Palavras-chave: Co-living
Co-working
Plano de negócio -- Business plan
Youth residence
Networking
Residência -- Residence
Residência de estudantes
Jovem -- Young
Resumo: In this master’s project it is presented an innovative business plan for the creation of a co-living residence: The Network Home in Almada, Portugal. In an attempt of bridging a gap perceived in the market, this business seeks to offer a university feel like environment where people can live while sharing common areas with others. The residence would allow the creation of a community that fosters connection, the share of ideas and that incentivizes socialization, posing itself as an alternative to the traditional housing market. By using well-known academic tools, such as PESTEL analysis, SWOT analysis, VRIO Framework and Porter’s five forces the market analysis is performed to help understand the context of implementation. Additionally, the evaluation of the competitive environment, detailed description of operations, marketing plan and financial forecasts were also included for a better understanding of the concept. With a final NPV of 16 388 662,37 €, a discounted payback of 2 years 9 months and 14 days, an internal rate of return of 43,69% and a Profitability Index of 2,35 this business plan demonstrates its potential in becoming a leading co-living option in the Almada region.
No presente projeto de mestrado é apresentado um plano de negócios inovador para a criação de uma residência de co-living: The Network Home em Almada, Portugal. Numa tentativa de colmatar uma lacuna identificada no mercado, este negócio procura proporcionar um ambiente universitário onde as pessoas possam viver e partilhar as áreas comuns da residência com outros que tenham interesses e ideias semelhantes. A residência tem como objetivo desenvolver uma comunidade que promove a conexão, discussão e partilha de ideias e que incentiva a socialização, colocando-se como uma alternativa ao mercado imobiliário tradicional. Através do uso de ferramentas académicas bem conhecidas, como a análise PESTAL, análise SWOT, modelo VRIO e as cinco forças de Porter, a análise de mercado é realizada para ajudar a entender o contexto de implementação. Além disso, o estudo da concorrência, a descrição detalhada da componente operacional, o plano de marketing e as previsões financeiras foram também efetuadas para uma melhor compreensão do conceito em causa. Com um VAL final de 16.388.662,37 €, um período atualizado do retorno de capital de 2 anos, 9 meses e 14 dias, uma taxa interna de retorno de 43,69% e um índice de rentabilidade de 2,35, este plano de negócios demonstra o seu potencial para se tornar numa alternativa de co-living de relevância na região de Almada.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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