Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/34354
Autoria: Padeiro, João Filipe Pereira
Orientação: Costa, Cátia Miriam da Silva
Data: 18-Dez-2024
Título próprio: Lobbying in the European Union’s AI Act: The role of lobbying by the big five tech companies on the Council of EU’s legislative process
Referência bibliográfica: Padeiro, J. F. P. (2024). Lobbying in the European Union’s AI Act: The role of lobbying by the big five tech companies on the Council of EU’s legislative process [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34354
Palavras-chave: European Union
Lobbying
AI Act
Negociação -- Negotiation
Regulamento -- Regulation
União Europeia
Resumo: In a world where Artificial Intelligence (AI) increasingly integrates into every aspect of our lives, its potential to transform industries, enhance human capabilities, and shape the future of work and society grows exponentially, prompting the European Union (EU) to develop the AI Act: the first-ever comprehensive regulation aimed at ensuring ethical and safe deployment of AI technologies. The present dissertation explores the influence of lobbying by Apple, Amazon, Google, Meta, and Microsoft on the legislative process of the EU's AI Act within the Council of the EU (CoEU). The research examines how and by what means these tech giants have tried to condition the final provisions of the AI Act through lobbying efforts, focusing on their strategies, activities, and influence during the CoEU's legislative phases. The study highlights the pivotal role of lobbying in the EU legislative process, contributing to a broader understanding of corporate influence in EU policymaking, especially in regulating emerging technologies.
Num mundo em que a Inteligência Artificial (AI) se integra cada vez mais em todos os aspetos das nossas vidas, o potencial para transformar indústrias, melhorar as capacidades humanas e moldar o futuro do trabalho e da sociedade cresce exponencialmente, o que levou a União Europeia (EU) a desenvolver o AI Act: o primeiro regulamento do seu tipo destinado a garantir a implantação ética e segura de tecnologias de AI. A presente dissertação explora a influência do lobbying da Apple, Amazon, Google, Meta e Microsoft no processo legislativo do AI Act da EU no Conselho da EU (CoEU). A investigação examina de que modo e através de que meios estes gigantes da tecnologia tentaram condicionar as disposições finais do AI Act através de esforços de lobbying, centrando-se nas suas estratégias, atividades e influência durante as fases legislativas do CoEU. O estudo destaca o papel central do lobbying do setor digital no processo legislativo da EU, contribuindo para uma compreensão mais alargada da influência das empresas tecnológicas na elaboração das políticas públicas da EU, em especial na regulamentação das tecnologias emergentes.
Designação do Departamento: Departamento de História
Designação do grau: Mestrado em Estudos Internacionais
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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