Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/34253
Autoria: Silva, Maria Carlota de Jesus Van-Dúnem Sungo do Amaral e
Orientação: Falcão, Pedro Fontes
Data: 27-Mar-2025
Título próprio: Incentivos financeiros e capital de risco no financiamento de PME´S em Angola
Referência bibliográfica: Silva, M. C. de J. V. S. do A. e (2025). Incentivos financeiros e capital de risco no financiamento de PME´S em Angola [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34253
Palavras-chave: Fontes de financiamento
Capital de risco -- Venture capital
Desenvolvimento empresarial
Angola
Sources of financing
Incentivo financeiro -- Financial incentives
Business development
Resumo: A dificuldade na captação de financiamento constitui uma das principais causas do elevado nível de mortalidade precoce das empresas angolanas. Destarte, para mitigar o défice de financiamento e fomentar o desenvolvimento de PME’s, o Governo angolano tem implementado várias Políticas de incentivo ao empoderamento do tecido empresarial. O presente trabalho tem como objetivo aprofundar a pesquisa sobre os efeitos dos incentivos financeiros e do capital de risco no desenvolvimento empresarial e demonstrar o seu impacto, bem como a eficácia da sua utilização, enquanto instrumentos de financiamento, no desenvolvimento das PME’s. Assim, após uma revisão da literatura e entrevistas, foi realizada uma análise empírica, tendo como método de recolha de dados, o questionário e entrevistas semiestruturadas realizadas a 3 empresas, no âmbito do método de estudo de múltiplos casos. Neste contexto, estudou-se de que forma o capital de risco e os incentivos financeiros servem de veículos de concessão de fundos à disposição das PME’s e como a execução destes recursos potencia o desenvolvimento das empresas. A conclusão é que os Incentivos Financeiros e o Capital de Risco constituem instrumentos catalisadores do desenvolvimento empresarial em Angola. Acreditamos que as considerações e recomendações resultantes do trabalho realizado poderão ser úteis para a geração de políticas públicas com o enfoque no desenvolvimento das PME’s, de diversos países, principalmente de países subdesenvolvidos, assim como para as PME’s desses países. O estudo pode também servir de base para outros investigadores estudarem o impacto dos incentivos financeiros e do capital de risco no desenvolvimento empresarial noutras geografias.
The difficulty in attracting financing is one of the main causes of the high level of early mortality of Angolan companies. Thus, to mitigate the financing deficit and foster the development of SMEs, the Angolan Government has implemented several policies to encourage the empowerment of the business fabric. The present work aims to deepen the research on the effects of financial incentives and venture capital on business development and to demonstrate their impact, as well as the effectiveness of their use, as financing instruments, in the development of SMEs. Thus, after a literature review and interviews, an empirical analysis was carried out, using the questionnaire and semi-structured interviews conducted with 3 companies as the method of data collection, within the scope of the multiple case study method. In this context, it was studied how venture capital and financial incentives serve as vehicles for granting funds available to SMEs and how the use of these resources enhances the development of companies. The conclusion is that Financial Incentives and Venture Capital are catalytic instruments for business development in Angola. We believe that the considerations and recommendations resulting from the work carried out can be useful for the generation of public policies with a focus on the development of SMEs in several countries, especially underdeveloped countries, as well as for SMEs in these countries. The study can also serve as a basis for other researchers to study the impact of financial incentives and venture capital on business development in other geographies.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Doutoramento em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-TD - Teses de doutoramento

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