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http://hdl.handle.net/10071/34251
Autoria: | Quintela, José Eduardo da Câmara Correia de Lemos |
Orientação: | Cardoso, Gustavo Alberto Guerreiro Seabra Leitão Silva, José Tiago Lapa da |
Data: | 27-Mar-2025 |
Título próprio: | Os "jogos" do jogo: Comunicação e poder no futebol português |
Referência bibliográfica: | Quintela, J. E. da C. C. de L. (2025). Os "jogos" do jogo: Comunicação e poder no futebol português [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34251 |
Palavras-chave: | Comunicação -- Communication Futebol Relações públicas -- Public relations Poder Propaganda -- Propaganda Football Power |
Resumo: | Esta tese aborda o futebol como um fenómeno social total e simbólico. É alicerçada em autores como
Bourdieu, Huizinga e Mauss, e assume que o futebol se insere para além do desportivo, num contexto
social, económico, político e comunicacional. Explorando conceitos das ciências da comunicação numa
sociedade em rede mediatizada, onde as audiências têm uma voz ativa, investiga-se a comunicação no
futebol profissional português, através dos “três grandes” clubes nacionais. Parte-se da ideia de que
os jogos de futebol não se disputam apenas no campo, mas que existem outros “jogos”, especialmente
mediáticos que podem influenciar o desempenho no relvado.
Adotámos uma estratégia de métodos qualitativos e quantitativos, incluindo observação
participante, entrevistas em profundidade e semi-diretivas com árbitros, jogadores, treinadores,
dirigentes, comentadores, jornalistas, diretores de comunicação e patrocinadores, bem como, quatro
questionários online a adeptos, árbitros, jogadores e treinadores. A triangulação de métodos permitiu
cruzar resultados, revelando diversos “jogos” mediáticos. As reconfigurações do futebol, com as
Sociedades Anónimas Desportivas, a digitalização dos media e a profissionalização da comunicação,
fortaleceram a comunicação dos clubes e a influência sobre vários atores do futebol, sem evidências
de impacto direto no jogo no relvado.
A comunicação dos clubes assemelha-se à comunicação política em termos de atores, práticas,
rotinas e interesses, ultrapassando o futebol. Os clubes emergem como poderosas plataformas para
promover projetos além do desporto e servir agendas de negócios ou políticas. Este estudo revela a
complexidade da comunicação e a sua importância enquanto fenómeno social e político, oferecendo
uma nova perspetiva sobre o papel dos clubes portugueses na sociedade contemporânea. This thesis addresses football as a total and symbolic social phenomenon. It is grounded in the works of authors such as Bourdieu, Huizinga, and Mauss, and Mauss, and assumes that football extends beyond the sport component into a broader social, economic, political, and communicational context. By exploring communication sciences concepts in a networked, media-driven society where audiences have an active voice, this study investigates communication within Portuguese professional football, focusing on the “big three” national clubs. It starts from the idea that football matches are not only played on the field but that other “games,” particularly media-related, can influence on-field performance. We adopted a strategy that includes both qualitative and quantitative methods, incorporating participant observation, in-depth and semi-structured interviews with referees, players, coaches, officials, commentators, journalists, communication directors, and sponsors, as well as four online questionnaires targeting fans, referees, players, and coaches. The triangulation of methods allowed us to cross-reference results, revealing various media “games.” The reconfigurations in football, with the establishment of Sports Corporations (Public Limited Companies), media digitalization, and professionalization of communication, have strengthened clubs’ communication and influence over various football stakeholders, without direct evidence of impact on the field performance. Clubs’ communication bears a resemblance to political communication in terms of actors, practices, routines, and interests, extending both beyond football. Clubs emerge as powerful platforms to promote projects beyond sports and serve business or political agendas. This study highlights the complexity of communication and its significance as a social and political phenomenon, offering a new perspective on the role of Portuguese clubs in contemporary society. |
Designação do Departamento: | Departamento de Sociologia |
Designação do grau: | Doutoramento em Ciências da Comunicação |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Restrito |
Aparece nas coleções: | T&D-TD - Teses de doutoramento |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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