Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/34180
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCavalinhos, Sílvia Rodrigues-
dc.contributor.authorCoelho, Catarina Sofia Carnide-
dc.date.accessioned2025-04-08T17:48:22Z-
dc.date.issued2024-12-27-
dc.date.submitted2024-10-
dc.identifier.citationCoelho, C. S. C. (2024). Virtual Celebrities: A study on consumer perceptions and attitudes towards virtual influencers [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34180por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/34180-
dc.description.abstractThis qualitative exploratory study examines how consumers react to and interact with virtual influencers (VIs) on social media, a growing phenomenon in the influencer marketing industry that significantly impacts brand outcomes. The research aims to uncover consumer perceptions and attitudes toward VIs, using Lil Miquela, a prominent virtual influencer, as a case study. Consumer response patterns were identified through an inductive thematic analysis of user comments on Lil Miquela’s Instagram profile. This was complemented by a content analysis of the VI’s Instagram posts to provide practical additional insights. Key findings reveal that consumer responses towards Lil Miquela and other VIs are mainly characterised by positive sentiment, marked by a higher frequency and proportion of positive attitudes over negative ones. The most frequent responses reflect feelings of love and admiration directed primarily at the VI’s persona and marked by parassocial interactions. Curiosity emerged as the second most frequent response, directed primarily at the VI's narrative, which combines “uncanny” non-human elements with human emotions, suggesting users’ prioritisation of the VI’s storytelling over its virtual nature.por
dc.description.abstractEste estudo exploratório qualitativo examina a forma como os consumidores reagem e interagem com influenciadores virtuais (VIs) nas redes sociais, um fenómeno crescente na indústria do marketing de influência que tem um impacto significativo nos resultados das marcas. A investigação tem como objetivo descobrir as perceções e atitudes dos consumidores em relação aos VIs, utilizando Lil Miquela, uma influencer virtual proeminente, como estudo de caso. Os padrões de resposta dos consumidores foram identificados através de uma análise temática indutiva dos comentários de utilizadores de Instagram no perfil de Lil Miquela. Este estudo foi complementado por uma análise de conteúdo das publicações de Instagram de Lil Miquela para fornecer informações práticas adicionais. Os principais resultados do estudo revelam que as reações dos consumidores em relação a Lil Miquela e outros VIs são caracterizadas principalmente por sentimentos positivos, marcadas por uma maior frequência e proporção de atitudes positivas em relação às negativas. As respostas mais frequentes refletem sentimentos de amor e admiração dirigidos principalmente à persona de Lil Miquela, marcadas por interações parassociais. A curiosidade surge como a segunda resposta mais frequente, dirigida principalmente à narrativa da VI, que combina elementos não-humanos e “uncanny” com emoções humanas, sugerindo que os utilizadores dão prioridade à narrativa da VI em relação à sua natureza virtual.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectVirtual influencerspor
dc.subjectVirtual influencer marketingpor
dc.subjectInteligência artificial -- Artificial intelligencepor
dc.subjectConsumer perceptionspor
dc.subjectConsumer attitudespor
dc.subjectAnálise temática -- Thematic analysispor
dc.subjectInfluenciadores virtuaispor
dc.subjectMarketing de influenciadores virtuaispor
dc.subjectPerceções do consumidorpor
dc.subjectAtitudes do consumidorpor
dc.titleVirtual Celebrities: A study on consumer perceptions and attitudes towards virtual influencerspor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203824113por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Marketingpor
dc.date.embargo2027-12-27-
dc.subject.jelM31por
dc.subject.jelL86por
dc.subject.jelZ13por
dc.subject.jelD12por
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economicspor
dc.subject.jel1L Industrial organizationpor
dc.subject.jel1Z Other special topicspor
dc.subject.jel1D Microeconomicspor
thesis.degree.departmentDepartamento de Marketing, Operações e Gestão Geralpor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_catarina_carnide_coelho.pdf
  Restricted Access
2,36 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons