Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/34179
Autoria: Casquinha, Mónica Cristina Marques Branco dos Santos
Orientação: Abrantes, Pedro António
Data: 13-Dez-2024
Título próprio: Orquestra de Vialonga: Estigma ou identidade?: Retrato sociológico de uma prática inclusiva em contexto escolar: Estudo de caso
Referência bibliográfica: Casquinha, M. C. M. B. dos S. (2024). Orquestra de Vialonga: Estigma ou identidade?: Retrato sociológico de uma prática inclusiva em contexto escolar: Estudo de caso [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34179
Palavras-chave: Música -- Music
Desempenho académico
Benefícios
Orquestra de Vialonga
Academic performance
Benefits
Vialonga's orchestra
Resumo: A Orquestra de Vialonga, como é carinhosamente tratada, surge inicialmente no âmbito de uma ação TEIP e para dar resposta a um bairro com um contexto socioeconómico desfavorável, com uma escola estigmatizada pelos habitantes da freguesia e com historial de insucesso escolar. Atualmente, como oferta curricular, abrange todas as escolas do agrupamento e todos os alunos a partir do 3º ano escolaridade. Há estudos que apontam para benefícios diretos e/ou indiretos, outros referem que não é possível associar a aprendizagem da música a efeitos causais, mas há a convicção da comunidade educativa de que, no caso especifico de Vialonga, os alunos da música têm melhores resultados que os restantes. Esta investigação inicia com uma revisão do estado da arte, incorporando os contributos e as diferentes teorias associadas às Desigualdades, uma descrição sobre o caminho realizado pelos TEIP e a relação entre a música e o desempenho académico. O estudo tem uma abordagem mista, apoiada em análise de documentos e entrevistas realizadas a alunos e professores, tendo permitido concluir que, em Vialonga, os alunos do ensino integrado de música apresentam um desempenho académico superior comparando com os restantes, mas os seus benefícios vão muito além dos resultados escolares. As narrativas permitiram ainda observar diferenças positivas no desenvolvimento de competências pessoais e sociais.
Vialonga's orchestra, as it is affectionately known, was initially established within the framework of a TEIP (Educational Territory of Priority Intervention) initiative. The goal was to address the needs of a neighbourhood characterized by an unfavourable socioeconomic context, where the local school was stigmatized by the community and had a history of academic underachievement. Currently, as part of the formal curriculum, the orchestra involves all schools within the educational cluster and includes students starting from the 3rd grade. While some studies suggest direct and/or indirect benefits of music education, others argue that it is difficult to establish causal effects between music learning and academic outcomes. Nonetheless, within the educational community, there is a strong belief that, in the specific case of Vialonga, music students achieve better academic results than their peers. This research begins with a review of current literature, incorporating contributions from various theories related to inequality, a discussion of developments within the TEIP framework, and an exploration of the relationship between music education and academic performance. The study adopts a mixed-method approach, supported by document analysis and interviews with both students and teachers. The results suggest that, in Vialonga, students enrolled in the integrated music program demonstrate superior academic performance when compared to their peers. However, the benefits extend well beyond academic achievement. The narratives also highlighted significant improvements in the development of personal and social skills.
Designação do Departamento: Departamento de Sociologia
Designação do grau: Mestrado em Administração Escolar
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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