Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/34154
Autoria: | Du Song |
Orientação: | Ramalho, Nelson Chen Lu |
Data: | 5-Dez-2024 |
Título próprio: | Managing core literacy learning: The role of extra-curricular activities |
Referência bibliográfica: | Du Song (2023). Managing core literacy learning: The role of extra-curricular activities [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34154 |
Palavras-chave: | Extra-curricular activities Core literacy Student motivation Family support School support Actividades extra-curriculares Literacia básica Motivação do aluno Apoio familiar Apoio escolar |
Resumo: | The wealth of a society and economy strongly depends on the qualification of human resources and this process starts at the very beginning of the educational path at early childhood. Within this context, core literacy is a strategic goal of early education in the Chinese Education System where extra-curricular activities (ECA) can play an important role. However, the extent of the effect of ECA program quality on students’ core literacy is not known, but it must depend on the design and quality of such programs and education institutions management should consider this. This research was designed to test motivational and attitudinal processes linking ECA program quality to students’ core literacy while also testing the moderator role of school support and family support given to ECA programs.
With a sample of 400 students taking ECA programs, a measure of Core Literacy was proposed and tested for psychometric quality, and a moderated mediation model was tested with path analysis. Findings showed ECA program quality fosters core literacy mostly via intrinsic motivation and that school support and family support are especially important in leveraging up the motivational power of ECA programs when these have high quality level. Findings support the conclusion that ECA programs are an important tool to leverage students’ core literacy learning and that when these programs have high quality, school support and family support are important to achieve the greatest learning effect. Results are discussed in the light of theory and its practical implications are also explored. A riqueza de uma sociedade e de uma economia depende fortemente da qualificação dos recursos humanos e este processo começa logo no início do percurso educativo, na primeira infância. Neste contexto, a literacia básica é um objetivo estratégico da educação inicial no sistema educativo chinês, no qual as actividades extracurriculares (AEC) podem desempenhar um papel importante. No entanto, não se conhece a extensão do efeito da qualidade dos programas de AEC na literacia básica dos alunos, mas deve depender da conceção e da qualidade desses programas e a gestão das instituições de ensino deve ter isso em consideração. Esta investigação foi concebida para testar os processos motivacionais e de atitude que ligam a qualidade dos programas de AEC à literacia básica dos alunos, testando também o papel moderador do apoio escolar e do apoio familiar dado aos programas de AEC. Com uma amostra de 400 alunos que frequentam programas de AEC, foi proposta e testada a qualidade psicométrica de uma medida de literacia de base e foi testado um modelo de mediação moderada com path analysis. Os resultados mostraram que a qualidade do programa de AEC promove a literacia básica principalmente através da motivação intrínseca e que o apoio escolar e o apoio familiar são especialmente importantes para potenciar o poder motivacional dos programas de AEC quando estes têm um elevado nível de qualidade. Os resultados apoiam a conclusão de que os programas de AEC são uma ferramenta importante para alavancar a aprendizagem da literacia básica dos alunos e que, quando estes programas têm um elevado nível de qualidade, o apoio escolar e o apoio familiar são importantes para maximizar o efeito de aprendizagem. Os resultados são discutidos à luz da teoria e as suas implicações práticas são também exploradas. |
Designação do Departamento: | Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral |
Designação do grau: | Doutoramento em Gestão Empresarial Aplicada |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Restrito |
Aparece nas coleções: | T&D-TD - Teses de doutoramento |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
phd_du_song.pdf Restricted Access | 2,4 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir Request a copy |
Este registo está protegido por Licença Creative Commons