Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/34140
Autoria: Korolev-Namazov, Roman
Orientação: Dias, Nélia Susana
Data: 21-Fev-2025
Título próprio: Practices of listening to music. Classical concerts in Lisbon: A public dimension
Referência bibliográfica: Korolev-Namazov, R. (2025). Practices of listening to music. Classical concerts in Lisbon: A public dimension [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34140
Palavras-chave: Listening
Classical music
Concert
Performance
Escuta
Música clássica
concerto
Espetáculo
Público -- Public
Resumo: This thesis investigates the listening practices of classical concert audiences in Lisbon, examining them within the social, spatial, and aesthetic dimensions. It challenges the traditional view of classical concerts as an isolated cultural domain by exploring the diverse ways individuals engage with classical music and proposing new approaches to understand classical concert experience through the audience perspective. The research adopts an interdisciplinary approach, combining anthropology, sociology, musicology, philosophy, and cultural and sound studies. It is based on ethnographic data collected through participant observation and interviews at key Lisbon concert venues, notably Fundação Calouste Gulbenkian and Centro Cultural de Belém. The methodology includes qualitative analysis of listening habits, audience engagement, and concert rituals. The findings reveal a complex interplay between classical music listeners and the concert environment, shaped by embodied listening techniques that are represented socially and physically. The dissertation shows how audience segmentation is influenced by adherence to concert rituals. It highlights distinct listening practices of different audience groups, comparing their taste preferences and motives for attendance. It explores aspects such as dress code acceptance and familiarity with the concert space, listening preparation strategies, interpretation and evaluation modifies. This thesis underscores the dynamic and evolving nature of classical concert culture in Lisbon. It argues for a reevaluation of the classical music concert experience as a cultural phenomenon that extends beyond elitist features, emphasizing the need for inclusive, socially aware approaches to understanding audience interaction and music perception in contemporary settings.
Esta tese investiga as práticas de escuta do público de concertos de música clássica em Lisboa e examina-as nas dimensões social, espacial e estética. Desafia a visão tradicional dos concertos clássicos como um domínio cultural isolado, ao explorar as diversas formas como os indivíduos se envolvem com a música clássica e ao propor novas abordagens para compreender a experiência dos concertos clássicos através da perspectiva do público. A investigação adopta uma abordagem interdisciplinar, combinando antropologia, sociologia, musicologia, filosofia e estudos da cultura e do som. Baseia-se em dados etnográficos recolhidos através de observação participante e entrevistas nas principais salas de concerto de Lisboa, nomeadamente a Fundação Calouste Gulbenkian e o Centro Cultural de Belém. A metodologia inclui uma análise qualitativa dos hábitos de escuta, do envolvimento do público e os rituais de concerto. Os resultados revelam uma interação complexa entre os ouvintes de música clássica e o ambiente de concerto, moldada por técnicas de escuta corporizadas que são representadas social e fisicamente. A dissertação mostra como a segmentação do público é influenciada pela adesão aos rituais de concerto. Destaca as práticas de escuta distintas de diferentes grupos de público, comparando as suas preferências de gosto e motivos para assistir a concertos. Explora aspectos como a aceitação do código de vestuário e a familiaridade com o espaço de concerto, as estratégias de preparação da escuta e os modos de interpretação e avaliação. Esta tese sublinha a natureza dinâmica e evolutiva da cultura de concertos clássicos em Lisboa. Defende uma reavaliação da experiência do concerto de música clássica como um fenómeno cultural que se estende para além dos traços elitistas, enfatizando a necessidade de abordagens inclusivas e socialmente conscientes para compreender a interação do público e a percepção da música em ambientes contemporâneos.
Designação do Departamento: Departamento de Antropologia
Designação do grau: Doutoramento em Antropologia
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-TD - Teses de doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
phd_roman_korolev_namazov.pdf8,48 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.