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dc.contributor.advisorRosa, Álvaro Augusto-
dc.contributor.authorSantos, Rodrigo Miguel da Silva Ferreira dos-
dc.date.accessioned2025-04-02T13:51:45Z-
dc.date.issued2024-12-16-
dc.date.submitted2024-10-
dc.identifier.citationSantos, R. M. da S. F. dos (2024). Título da dissertação [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34083por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/34083-
dc.description.abstractO presente trabalho de investigação, mostra como as constantes mudanças tecnológicas e os padrões de comportamento dos consumidores atualmente impactam e influenciam o cenário financeiro. Essa influência reflete-se até nos Bancos Centrais, que estão atualmente a estudar a aplicação das suas próprias Central Bank Digital Currencies (CBDCs), que se apresentam como uma versão digital das moedas fiat nacionais, conseguindo satisfazer as mesmas funções de meio de pagamento, unidade de medida e reserva de valor. A par do estudo e desenvolvimento para a aplicação da Moeda digital do Banco Central, para além dos potenciais benefícios, também existem desafios e preocupações por parte dos utilizadores finais, os consumidores. Nesse sentido, o principal objetivo com o estudo de caso é percecionar qual a disponibilidade dos consumidores portugueses em utilizar esta moeda como um futuro método de pagamento. Ao longo da investigação, foi possível perceber que a idade é a variável com maior influência na predisposição para a adoção do Euro digital, como novo método de pagamento. Desta forma, a análise possibilitou concluir através dos instrumentos empíricos, que a literacia financeira digital está diretamente correlacionada com a idade. Isto porque, apesar de nos dias de hoje a população portuguesa já ter ferramentas que se assemelhem, na sua base de utilização, ao pagamento através de uma moeda digital, como o MBWay, existe ainda alguma aversão ao seu uso por parte da população mais envelhecida, influenciada por uma menor familiaridade tecnológica.por
dc.description.abstractThe present research work shows how the constant changes in technology and consumer behaviour patterns currently impact and influence the financial landscape. This influence is even reflected in Central Banks, which are currently studying the application of their own Central Bank Digital Currencies (CBDCs), which present themselves as a digital version of national fiat currencies, managing to satisfy the same functions of means of payment, unit of measurement and store of value. Along with the study and development for the application of the Central Bank Digital Currency, in addition to the potential benefits, there are also challenges and concerns on the part of end users, consumers. In this sense, the main objective of the case study was to understand the willingness of Portuguese consumers to use this currency as a future payment method. Throughout the investigation, it was possible to realize that age is the variable with the greatest influence on the predisposition to adopt the digital Euro as a new payment method. Thus, the research made it possible to conclude through empirical instruments that digital financial literacy is correlated with age. This is because, although nowadays the Portuguese population already has tools that resemble, in their base of use, payment through a digital currency, such as MBWay, there is some aversion to their use by the older population, motivated by less technological familiarity.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectMoeda digital do Banco Central (CBDC)por
dc.subjectCriptomoedapor
dc.subjectCibersegurançapor
dc.subjectConfidencialidadepor
dc.subjectConhecimento -- Knowledgepor
dc.subjectPrivacidade -- Privacypor
dc.subjectPortugalpor
dc.subjectCentral Bank digital currency (CBDC)por
dc.subjectCriptocurrencypor
dc.subjectCybersecuritypor
dc.subjectConfidentialitypor
dc.titleMoeda digital do Banco Central e a disponibilidade dos consumidores portugueses em utilizar esta moeda como método de pagamentopor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203823141por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopor
dc.date.embargo2025-12-16-
iscte.subject.odsTrabalho digno e crescimento económicopor
iscte.subject.odsIndústria, inovação e infraestruturaspor
iscte.subject.odsReduzir as desigualdadespor
dc.subject.jelE580por
dc.subject.jelF650por
dc.subject.jelG28por
dc.subject.jel1E Macroeconomics and monetary economicspor
dc.subject.jel1F International economicspor
dc.subject.jel1G Financial economicspor
thesis.degree.departmentDepartamento de Marketing, Operações e Gestão Geralpor
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