Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/34051
Autoria: Abreu, Francisca Fernandes
Orientação: Espanha, Rita
Garcia, Francisco José Martins
Data: 13-Dez-2024
Título próprio: Impacto da comunicação de risco em saúde pública durante a pandemia da COVID-19 em Portugal nas plataformas online: Contributos para a gestão de saúde pública
Referência bibliográfica: Abreu, F. F. (2024). Impacto da comunicação de risco em saúde pública durante a pandemia da COVID-19 em Portugal nas plataformas online: Contributos para a gestão de saúde pública [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34051
Palavras-chave: Pandemia -- Pandemic
Comunicação de risco
Gestão de crise
Plataformas online
Rede social -- Social network
Literacia em Saúde
Risk communication
Crisis management
Online platforms
Media sociais -- Social media
Health literacy
Resumo: Entre os inúmeros desafios enfrentados ao longo da pandemia da COVID-19, a comunicação de risco destacou-se como uma componente essencial no processo de gestão da crise. O tema deste estudo é o impacto da comunicação de risco em saúde pública durante a pandemia da COVID-19, em Portugal, nas plataformas online e possíveis contributos para a gestão das entidades de saúde pública, mais concretamente da Direção Geral de Saúde (DGS) e do Serviço Nacional de Saúde (SNS). O presente estudo inserese no projeto Comunicação de Risco em Saúde: Design e Comunicação digital das fontes oficiais de saúde pública para a orientação dos cidadãos em situações pandémicas (HERIC 2D), um projeto a nível nacional financiado pela FCT. Utilizou-se uma metodologia quantitativa, descritiva e correlacional, através de um inquérito online e o utilizou-se ainda uma amostra não probabilística por conveniência (Quivy & Campenhoudt, 1998). Obtiveram-se 324 respostas válidas, sendo que os dados foram analisados com recurso ao IBM SPSS Statistics e ao Microsoft Excel. A amostra do estudo foi constituída maioritariamente por inquiridos do género feminino (n=192; 59,3%) e os inquiridos apresentam níveis de instrução elevados. Os resultados indicam que a confiança nas informações transmitidas pelas entidades de saúde pública influenciaram positivamente a perceção de eficiência das soluções oferecidas e a adesão aos comportamentos recomendados. As plataformas online, especialmente as redes sociais e websites, mostraram ter um impacto significativo na mudança de comportamento da população. Além disso, o nível de conhecimento em saúde da população revelou também ser crucial para a compreensão da informação transmitida, confirmando o papel fundamental da literacia em saúde.
Among the numerous challenges faced during the COVID-19 pandemic, risk communication stood out as an essential component in the crisis management process. The subject of this study is the impact of public health risk communication during the COVID-19 pandemic in Portugal on online platforms and possible contributions to the management of public health authorities, specifically the Directorate-General of Health (DGS) and the National Health Service (SNS). This study is part of the project “Comunicação de Risco em Saúde: Design e Comunicação digital das fontes oficiais de saúde pública para a orientação dos cidadãos em situações pandémicas (HERIC 2D)”, a nationally funded project by FCT. A quantitative, descriptive, and correlational methodology was used through an online survey, and a non-probabilistic convenience sample was also applied (Quivy & Campenhoudt, 1998). A total of 324 valid responses were obtained, and the data were analyzed using IBM SPSS Statistics and Microsoft Excel. The study sample was predominantly composed of female respondents (n=192; 59.3%), and the participants displayed high levels of education. The results indicate that trust in the information provided by public health authorities positively influenced the perception of the efficiency of the solutions offered and adherence to the recommended behaviors. Online platforms, especially social media and websites showed a significant impact on changing the population's behavior. Additionally, the population's level of health knowledge was crucial for understanding the transmitted information, confirming the fundamental role of health literacy.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão dos Serviços de Saúde
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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