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dc.contributor.advisorFoà, Caterina-
dc.contributor.authorRobalo, Marta Sofia Belga Marques-
dc.date.accessioned2025-03-31T09:10:41Z-
dc.date.available2025-03-31T09:10:41Z-
dc.date.issued2024-12-05-
dc.date.submitted2024-09-
dc.identifier.citationRobalo, M. S. B. M. (2024). Comunicação das organizações culturais em Lisboa: Heterogeneidade e concordâncias no cruzamento de perspetivas e experiências profissionais [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34041por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/34041-
dc.description.abstractA presente dissertação discute o tema da Comunicação nas organizações culturais em Lisboa, analisando e apresentando a heterogeneidade de realidades existentes num contexto ainda pouco explorado pela literatura. O desenho de pesquisa assenta numa abordagem metodológica qualitativa através de entrevistas semiestruturadas, realizadas a seis profissionais ativos em organizações culturais ativas em diversos setores que variam entre artes performativas e do espetáculo, plásticas e audiovisuais. O objetivo é conhecer e aprofundar os pontos de vista e as experiências de profissionais com cargos de gestão na área da Comunicação Cultural, dentro das suas organizações, de forma a apresentar e analisar a diversidade de contextos, e as suas diferentes perspetivas. A análise temática abrange as perceções de seis gestores que trabalham nas seis organizações culturais em Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, Centro Cultural de Belém, Culturgest, Companhia Nacional de Bailado, Teatro do Bairro Alto, Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo. A discussão dos resultados ilustra a reconhecida multiplicidade de missões, estruturas e condições de trabalho existente nas organizações culturais e na área da Comunicação Cultural, mas sobretudo identifica a existência de perspetivas sobre a matéria que se cruzam, independente dessa variedade de realidades de trabalho e de experiências profissionais. As conclusões apontam para um conjunto de temáticas transversais, como a necessidade de formação cultural, com especial foco em idades mais jovens; a falta generalizada de recursos financeiros para o trabalho profissional de qualidade na área; a existência de formas de desvalorização da profissão; o potencial não explorado e assente em formas inovadoras de comunicar a cultura; e uma grande oportunidade assente em dinâmicas de entreajuda, partilha de experiências e contatos que se manifestam espontaneamente entre profissionais da Comunicação Cultural, que traçam caminhos importantes por serem merecedoras de atenção, tanto na perspetiva profissional, assim como para futuras investigações.por
dc.description.abstractThis dissertation examines Communication in cultural organizations in Lisbon, analyzing and presenting the heterogeneity of realities in a context that has been relatively unexplored by the literature. The research design is based on a qualitative methodological approach, using semi- structured interviews with six active professionals from cultural organizations in various sectors, ranging from performing and visual arts to audiovisuals. The aim is to understand and explore the viewpoints and experiences of professionals in management roles related to Cultural Communication in their organizations, in order to present and analyze the diversity of contexts and their different perspectives. The thematic analysis encompasses the perceptions of six managers working in six cultural organizations in Lisbon: Fundação Calouste Gulbenkian, Centro Cultural de Belém, Culturgest, Companhia Nacional de Bailado, Teatro do Bairro Alto, and Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo. The discussion of the results reveals the multiplicity of missions, structures, and working conditions across cultural organizations and the field of Cultural Communication. Furthermore, it identifies converging perspectives on the subject, despite the diversity of work environments and professional experiences. The conclusions underscore several key themes, such as the need for cultural education, particularly with a focus on younger generations; the widespread lack of financial resources for high-quality professional work in the field; the undervaluation of the profession; the untapped potential for innovative approaches to communicating culture; and significant opportunities arising from mutual support, the sharing of experiences, and networking that spontaneously emerge among Cultural Communication professionals. These paths merit attention from both a professional and academic perspective in future research.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectComunicação -- Communicationpor
dc.subjectOrganização cultural -- Cultural organizationpor
dc.subjectGestorpor
dc.subjectGestão culturalpor
dc.subjectLisboapor
dc.subjectEquipa de trabalhopor
dc.subjectCultural managerspor
dc.subjectLisbonpor
dc.subjectWork teamspor
dc.titleComunicação das organizações culturais em Lisboa: Heterogeneidade e concordâncias no cruzamento de perspetivas e experiências profissionaispor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203822846por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociaispor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidadespor
thesis.degree.nameMestrado em Estudos e Gestão da Culturapor
thesis.degree.departmentDepartamento de Históriapor
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