Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/34023
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerreira, Neuza Cláudia Melo Quintino Freitas-
dc.contributor.authorMachado, Marta José Mesquita-
dc.date.accessioned2025-03-27T15:17:55Z-
dc.date.issued2024-12-11-
dc.date.submitted2024-10-
dc.identifier.citationMachado, M. J. M. (2024). Iniciativas de capacitação de PMEs na Era da Inteligência Artificial: Uma proposta ISM-Warshall [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34023por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/34023-
dc.description.abstractA inovação tecnológica a nível empresarial veio promover uma mudança ao nível da cultura organizacional, do plano de negócios, e da eficiência operacional das empresas. Ao adotar tecnologias como a inteligência artificial (IA), as empresas enfrentam novos desafios, como o investimento financeiro, a segurança e privacidade de dados, ou a falta de conhecimento sobre a aplicação desta nova tecnologia. De forma a possibilitar a transformação e implementação tecnológica efetiva nas PMEs, é necessário um conhecimento sobre o negócio e tomada de decisões complexas por parte dos seus líderes e gestores para alcançar vantagem competitiva sustentável. Desta forma, a presente dissertação tem como objetivo a elaboração de um modelo claro e estruturado de apoio à tomada de decisão e que possibilite hierarquizar iniciativas de capacitação das PMEs na Era da IA. O modelo desenvolvido tem por base uma abordagem metodológica construtivista, que promove a partilha de experiências e conhecimento de um painel de especialistas relativamente à temática de estudo. Especificamente, assenta numa combinação de mapeamento cognitivo, Nominal Group Technique (NGT), Interpretive Structural Modeling (ISM), algoritmo de Warshall, e Matrice d’Impacts Croisés Multiplication Appliquée à un Classement (MICMAC). O processo de aplicação é dinâmico e iterativo e os resultados obtidos permitem identificar as áreas de atuação relevantes e relações de causalidade entre iniciativas relacionadas com as PMEs e a sua capacitação na Era da IA.por
dc.description.abstractTechnological innovation at the business level has promoted a change in the organizational culture, business planning, and operational efficiency within companies. By adopting technologies like artificial intelligence (AI), companies face new challenges, such as financial investment, data security and privacy, and a lack of knowledge about applying this new technology. To enable effective technological transformation and implementation in SMEs, managers and leaders need to be qualified and knowledgeable in these new and complexed technologies to achieve a sustainable competitive advantage. Thus, the aim of this dissertation is to develop a clear and structured decisionmaking support model that enables the prioritisation of initiatives empowering SMEs in the AI Era. The developed model is based on a constructivist methodological approach, which promotes the sharing of experiences and knowledge by a panel of experts on the subject matter. Specifically, it is based on a combination of cognitive mapping, Nominal Group Technique (NGT), Interpretive Structural Modeling (ISM), Warshall algorithm, and Matrice d’Impacts Croisés Multiplication Appliquée à un Classement (MICMAC). The application process is dynamic and iterative, and the results obtained allow for the identification of relevant areas and causal relationships among initiatives related to SMEs and their empowerment in the AI Era.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectInovação tecnológica -- Technological innovationpor
dc.subjectInteligência artificial -- Artificial intelligencepor
dc.subjectInterpretive Structural Modeling (ISM)por
dc.subjectMapeamento cognitivopor
dc.subjectCognitive mappingpor
dc.subjectPME Pequenas e Médias Empresas -- SME Small and Medium Enterprisespor
dc.titleIniciativas de capacitação de PMEs na Era da Inteligência Artificial: Uma proposta ISM-Warshallpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203785576por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Empresaspor
dc.date.embargo2027-12-11-
dc.subject.jelM10por
dc.subject.jelO30por
dc.subject.jelO31por
dc.subject.jelO32por
dc.subject.jelO33por
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economicspor
dc.subject.jel1O Economic development, innovation, technological change, and growthpor
thesis.degree.departmentDepartamento de Marketing, Operações e Gestão Geralpor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_marta_mesquita_machado.pdf
  Restricted Access
3,27 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.