Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/34004
Autoria: | Santos, Gonçalo Miguel da Piedade |
Orientação: | Espanha, Rita |
Data: | 6-Dez-2024 |
Título próprio: | Rebranding comunicacional do município de Vila Franca de Xira |
Referência bibliográfica: | Santos, G. M. da P. (2024). Rebranding comunicacional do município de Vila Franca de Xira [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34004 |
Palavras-chave: | Plano de comunicação Comunicação municipal Marketing do território -- Territorial marketing Communication plan Municipal communication |
Resumo: | Este Projeto de Mestrado apresenta uma proposta de Rebranding Comunicacional do Município de Vila Franca de Xira, contemplando um conjunto de ações inovadoras a implementar pela Autarquia, desde ideias de iniciativas de comunicação aos procedimentos de avaliação do impacto das mesmas, e ainda uma calendarização e orçamentação.
A revisão de literatura que antecedeu a realização deste plano demonstrou a importância da comunicação, dos princípios do Marketing Territorial, do City Branding e das melhores práticas de Gestão das Redes Sociais e de Relação com os Media enquanto recursos de excelência para os Municípios, contribuindo ativamente para o Plano de Comunicação proposto que inclui ações junto da comunicação social e também na esfera digital.
Paralelamente, foram realizadas entrevistas semiestruturadas junto do Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, bem como do Presidente da Associação Empresarial dos Concelhos de Vila Franca de Xira e Arruda dos Vinhos (ACIS) que forneceram um importante olhar sob o status quo do território, mas também uma perspetiva sobre o seu futuro.
Este trabalho de projeto culminou com a elaboração de uma proposta de Plano de Comunicação ponderado a 12 meses que visa potenciar as mais valias do Concelho de Vila Franca de Xira, os fatores que o distinguem no panorama da Área Metropolitana de Lisboa e a nível nacional e fazer cumprir os principais desígnios do Município. This Master's Project presents a proposal for the Communication Rebranding of the Municipality of Vila Franca de Xira, including a set of innovative actions to be implemented by the Municipality, from ideas for communication initiatives to procedures for evaluating their impact, as well as a timetable and budget. The literature review that preceded the realization of this plan demonstrated the importance of communication, the principles of Territorial Marketing, City Branding and best practices in Social Network Management and Media Relations as resources for Municipalities, actively contributing to the proposed Communication Plan, which includes actions with the media and also in the digital sphere. At the same time, semi-structured interviews were carried out with the Mayor of Vila Franca de Xira, as well as the President of the Association of Commerce, Industry and Services of the Municipality of Vila Franca de Xira, which provided an important insight into the status quo of the territory, but also a perspective on its future. This work culminated in the drafting of a proposal for a 12-month Communication Plan that aims to maximize the added value of the Vila Franca de Xira municipality, the factors that distinguish it in the Lisbon Metropolitan Area and at national level, and to fulfil the municipality's main goals. |
Designação do Departamento: | Departamento de Sociologia |
Designação do grau: | Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
master_goncalo_piedade_santos.pdf | 459,56 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.