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dc.contributor.advisorOliveira, Abílio Gaspar de-
dc.contributor.advisorPinheiro, Alessandro Marinho-
dc.contributor.authorRosa, David Fernandes-
dc.date.accessioned2025-03-27T10:12:52Z-
dc.date.available2025-03-27T10:12:52Z-
dc.date.issued2024-12-27-
dc.date.submitted2024-11-
dc.identifier.citationRosa, D. F. (2024). Virtualmente imerso: Sentir-se ou não sentir-se só ao jogar online [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33998por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/33998-
dc.description.abstractA solidão é um dos maiores desafios emocionais enfrentados na atualidade, não só pelos estudantes universitários, mas em todas as faixas etárias. A presente investigação visa explorar a relação entre a solidão e o uso de jogos digitais online entre estudantes universitários, considerando o impacto crescente da solidão nas suas vidas. Com a popularização dos jogos digitais online, que oferecem interações sociais virtuais em tempo real, é essencial compreender de que forma esta experiência se relaciona com o bem-estar emocional e social dos jovens. A investigação procura responder à questão: Quais são os principais conceitos e significados que emergem em relação à solidão e ao isolamento social entre estudantes universitários que utilizam jogos digitais online? Objetiva-se contextualizar a solidão e o isolamento social em relação à utilização de jogos digitais, explorar as relações entre essas dimensões e outras identificadas, avaliar os significados dessas interações e, por fim, apresentar os principais conceitos e significados que emergem neste contexto, com base em investigações anteriores. Foi realizada uma revisão de literatura detalhada conjugada com um estudo documental, com base em análise textual a vários trabalhos científicos publicados entre 2017 e 2024, utilizando o software Voyant Tools para apurar os principais conceitos emergentes na relação entre a solidão e os jogos digitais, entre estudantes universitários. Pretende-se, neste sentido, contribuir para a compreensão da relação entre a solidão e o uso de jogos digitais online, salientando a solidão como um fenómeno emergente e uma preocupação relevante para a sua saúde mental.por
dc.description.abstractLoneliness is one of the biggest emotional challenges faced today, not only by university students, but across all age groups. This research aims to explore the relationship between loneliness and the use of online digital games among university students, considering the growing impact of loneliness on their lives. With the popularization of online digital games, which offer virtual social interactions in real time, it is essential to understand how this experience relates to the emotional and social well-being of young people. The research seeks to answer the question: What are the main concepts and meanings that emerge in relation to loneliness and social isolation among university students who use online digital games? The aim is to contextualize loneliness and social isolation in relation to the use of digital games, explore the relationships between these dimensions and others identified, evaluate the meanings of these interactions and, finally, present the main concepts and meanings that emerge in this context, based on previous research. A careful review of the literature was carried out in conjunction with a documentary study, based on textual analysis of various scientific papers published between 2017 and 2024, using the Voyant Tools software to ascertain the main concepts emerging in the relationship between loneliness and digital games among university students. The aim is to contribute to the understanding of the relationship between loneliness and the use of online digital games, highlighting loneliness as an emerging phenomenon and a relevant concern for their mental health.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectJogos digitaispor
dc.subjectJogos online -- Online gamespor
dc.subjectSolidãopor
dc.subjectEstudantes universitáriospor
dc.subjectDigital gamespor
dc.subjectLonelinesspor
dc.subjectUndergraduatespor
dc.titleVirtualmente imerso: Sentir-se ou não sentir-se só ao jogar onlinepor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203795830por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologiaspor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Sistemas de Informaçãopor
thesis.degree.departmentDepartamento de Ciências e Tecnologias da Informaçãopor
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