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dc.contributor.advisorVarela, Miguel Nuno Vieira de Carvalho d’Abreu-
dc.contributor.advisorRosa, Álvaro Augusto da-
dc.contributor.authorFilipe, Mariana Piñeiro-
dc.date.accessioned2025-03-26T15:24:10Z-
dc.date.issued2024-12-11-
dc.date.submitted2024-11-
dc.identifier.citationFilipe, M. P. (2024). The relevance of international fairs as an instrument of marketing communication: An application to FITUR – International Tourism Fair [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33991por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/33991-
dc.description.abstractInternational trade fairs and events play an important role for a today’s companies, especially for the various benefits that they generate around the companies' businesses, as well as for consumers. In fact, fairs and exhibitions enable the experimentation, the interaction between customers and professionals of a company, allow to generate empathy and, consequently, stimulate the interest of potential consumers; moreover, they can help to overcome adverse situations, inherent to internationalization. This dissertation explores the relevance of international trade fairs as a tool for attracting clients, with a case study focusing on FITUR – International Tourism Fair. The aim of the research was to analyze the effectiveness of international fairs as communication tools and to assess the different motivations between professional and personal visitors. To this end, two hypotheses were formulated, the first proposed that fairs are a valid and effective communication tool for promoting products and services, and the second suggested that motivations to participate differ between visitors at a professional and individual level. The methodology used combined quantitative and qualitative methods, including questionnaires to FITUR’s visitors and an interview script applied to exhibitors. The results obtained confirmed both hypotheses, and suggested that international trade fairs were an effective platform for increasing visibility and strengthening brand image, as well as for networking.por
dc.description.abstractAs feiras e eventos internacionais desempenham um papel importante para as empresas atuais, sobretudo pelos vários benefícios que geram em torno dos negócios das empresas, bem como para os consumidores. De facto, as feiras e exposições, possibilitam a experimentação, a interação entre clientes e profissionais de uma empresa, permitem gerar empatia e, consequentemente, estimular o interesse de potenciais consumidores; além disso, podem ajudar a ultrapassar situações adversas, inerentes à internacionalização. Esta dissertação explora a relevância das feiras internacionais como ferramenta de captação de clientes, com um estudo de caso centrado na FITUR - Feira Internacional de Turismo. O objetivo da investigação foi analisar a eficácia das feiras internacionais como ferramentas de comunicação e avaliar as diferentes motivações entre visitantes profissionais e pessoais. Para o efeito, foram formuladas duas hipóteses, a primeira propunha que as feiras são um instrumento de comunicação válido e eficaz para a promoção de produtos e serviços e a segunda sugeria que as motivações para participar diferem entre os visitantes a nível profissional e individual. A metodologia utilizada combinou métodos quantitativos e qualitativos, incluindo questionários aos visitantes da FITUR e um guião de entrevista aplicado aos expositores. Os resultados obtidos confirmaram as duas hipóteses e sugeriram que as feiras internacionais são uma plataforma eficaz para aumentar a visibilidade e reforçar a imagem da marca, bem como para estabelecer contactos.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectInternational fairspor
dc.subjectMarketing -- Marketingpor
dc.subjectCommunication strategypor
dc.subjectClient acquisitionpor
dc.subjectFITURpor
dc.subjectFeiras internacionaispor
dc.subjectEstratégias de comunicaçãopor
dc.subjectCaptação de clientespor
dc.titleThe relevance of international fairs as an instrument of marketing communication: An application to FITUR – International Tourism Fairpor
dc.title.alternativeA relevância das feiras internacionais como instrumento de comunicação de marketing: Uma aplicação à FITUR - Feira Internacional de Turismopor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203785541por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão Internacionalpor
dc.date.embargo2027-12-11-
iscte.subject.odsEducação de qualidadepor
iscte.subject.odsTrabalho digno e crescimento económicopor
iscte.subject.odsParcerias para a implementação dos objetivospor
dc.subject.jelM16por
dc.subject.jelM30por
dc.subject.jelM31por
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economicspor
thesis.degree.departmentDepartamento de Marketing, Operações e Gestão Geralpor
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