Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/33952
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dc.contributor.advisorCardoso, Gustavo-
dc.contributor.authorTavares, Beatriz Paulo Rodrigues Lima-
dc.date.accessioned2025-03-25T09:55:32Z-
dc.date.issued2024-12-20-
dc.date.submitted2024-09-
dc.identifier.citationTavares, B. P. R. L. (2024). A rádio conectada: Padrão de consumo da rádio Mega Hits entre os jovens [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33952por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/33952-
dc.description.abstractCom a evolução tecnológica, a rádio, enquanto meio de comunicação que conhecemos, tem sofrido algumas adaptações. No entanto, em todos os desafios que tem enfrentado, revelou sempre uma exímia capacidade de adaptação, que lhe permitiu garantir a sua sobrevivência e a sua relevância perante as suas audiências. Mais recentemente, com o surgimento da Internet, tornou-se imperativo para a rádio assumir presença no ambiente digital, de modo a ir ao encontro das necessidades e preferências do público, especificamente do público mais jovem, e essencialmente de modo a conectar-se com os mesmos e estabelecer um maior nível de interação com as suas audiências. Face a esta realidade, considerou-se fundamental analisar de que modo é que esta evolução tecnológica alterou (ou não) o padrão de consumo de rádio dos jovens, com foco específico nos ouvintes da estação de rádio Mega Hits, tendo como principais objetivos explorar o que leva os jovens a ouvirem rádio nos dias de hoje, a influência que as redes sociais/plataformas online têm na interação e no consumo de rádio dos jovens e quais as perceções dos mesmos acerca do futuro da rádio. De modo a dar resposta a estas questões, optou-se por se realizar uma metodologia quantitativa, através de um inquérito por questionário online, aplicado a jovens entre os 18 e os 35 anos, ouvintes da Mega Hits. Os dados demonstram-nos que, ainda que o avanço tecnológico tenha possibilitado novas formas de interação e novos formatos/conteúdos para os jovens, tal não se traduz num afastamento dos jovens para com este meio de comunicação. Pelo contrário, apesar de considerarem relevante a presença da rádio no ambiente digital, a grande maioria da amostra não vê o desaparecimento da rádio como uma possibilidade, demonstrando, por sua vez, uma significativa preferência pelo consumo do formato tradicional de rádio – no carro e durante a manhã. Porém, caso esta desaparecesse, a grande maioria sentiria a sua falta.por
dc.description.abstractWith technological evolution, radio, as the medium we know it, has undergone some adaptations. However, in all the challenges it has faced, it has always shown an excellent ability to adapt, which has allowed it to guarantee its survival and its relevance to its audiences. More recently, with the emergence of the Internet, it has become imperative for radio to assume a presence in the digital environment, in order to meet the needs and preferences of the public, specifically the younger audience, and essentially in order to connect with them and establish a greater level of interaction with their audiences. Given this reality, it was considered essential to analyse how this technological evolution has (or hasn't) changed young people's radio consumption patterns, with a specific focus on the listeners of the Mega Hits radio station, with the main objectives being to explore what drives young people to listen to the radio these days, the influence that social networks/online platforms have on young people's interaction and radio consumption and what their perceptions are about the future of radio. In order to answer these questions, we opted for a quantitative methodology, using an online questionnaire survey applied to young people aged between 18 and 35 who listen to Mega Hits. The data shows that, although technological advances have enabled new forms of interaction and new formats/content for young people, this has not resulted in young people turning away from this medium. On the contrary, although they consider the presence of radio in the digital environment to be important, the vast majority of the sample doesn't see the disappearance of radio as a possibility, showing a significant preference for consuming the traditional radio format - in the car and in the morning. However, if it were to disappear, the vast majority would miss it.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPadrão de consumo de rádiopor
dc.subjectJovem -- Youngpor
dc.subjectRádio -- Radiopor
dc.subjectMedia sociais -- Social mediapor
dc.subjectMega Hitspor
dc.subjectRadio consumption patternspor
dc.titleA rádio conectada: Padrão de consumo da rádio Mega Hits entre os jovenspor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203794125por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologiaspor
thesis.degree.nameMestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informaçãopor
dc.date.embargo2025-12-20-
iscte.subject.odsEducação de qualidadepor
iscte.subject.odsReduzir as desigualdadespor
iscte.subject.odsPaz, justiça e instituições eficazespor
thesis.degree.departmentDepartamento de Sociologiapor
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