Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/33896
Autoria: Vidal, Karina Carolina
Orientação: Silva, Vitor Hugo
Data: 4-Dez-2024
Título próprio: O impacto da formação académica e liderança da direção técnica da creche na satisfação da equipa
Referência bibliográfica: Vidal, K. C. (2024). O impacto da formação académica e liderança da direção técnica da creche na satisfação da equipa [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33896
Palavras-chave: Creche
Diretor(a)
Equipa
Liderança -- Leadership
Formação -- Formation
Kindergarten
Director
Team
Training
Resumo: De acordo com o artigo 3º da Portaria n.º 262/2011 de 31 de Agosto, “A creche é um equipamento de natureza socioeducativa, vocacionado para o apoio à família e à criança, destinado a acolher crianças até aos 3 anos de idade “, portanto, a creche é um espaço de extrema importância na vida das crianças, que oferece cuidados e estimulação adequada ao seu desenvolvimento. Neste contexto, o papel do diretor da creche é fundamental para garantir a qualidade dos serviços prestados e o bem-estar das crianças, além de gerir a equipa de profissionais que atuam no local. Este trabalho investiga o impacto da formação académica e da liderança exercida pela direção técnica na satisfação da equipa em creches. A pesquisa enfatiza que uma formação académica sólida é crucial para capacitar os diretores para enfrentar os desafios do ambiente educativo, promovendo práticas de liderança que impactam diretamente a motivação e o desempenho da equipa. Com este objetivo em mente, foi conduzido um estudo de natureza quantitativa com base na aplicação de questionários a profissionais de diversas instituições de primeira infância com e sem fins lucrativos no distrito de Lisboa. Os resultados deste trabalho são discutidos tendo em conta a sua importância do contexto da administração escolar.
According to article 3 of Ordinance No. 262/2011 of August 31, “The kindergarten is an equipment of a socio-educational nature, designed to support families and children, and intended to accommodate children up to 3 years old”, therefore, kindergarten is an extremely important space in children's lives, offering adequate care and stimulation for their development. In this context, the role of the kindergarten director is fundamental to guarantee the quality of services provided and the well-being of children, in addition to managing the team of professionals who work there. This work investigates the impact of academic training and leadership exercised by technical management on staff satisfaction in daycare centers. The research emphasizes that a solid academic background is crucial to enabling principals to face the challenges of the educational environment, promoting leadership practices that directly impact team motivation and performance. With this objective in mind, a quantitative study was conducted by applying questionnaires to professionals from several for-profit and non-profit early childhood institutions in the Lisbon district. The results of this work are discussed considering their importance in the context of school administration.
Designação do Departamento: Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Designação do grau: Mestrado em Administração Escolar
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_karina_vidal.pdf2,73 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.