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dc.contributor.advisorVieira, Jorge-
dc.contributor.advisorSepúlveda, Rita-
dc.contributor.authorChaveiro, Patrícia Galvoeira-
dc.date.accessioned2025-03-21T10:50:51Z-
dc.date.issued2024-12-13-
dc.date.submitted2024-09-
dc.identifier.citationChaveiro, P. G. (2024). Estratégias de comunicação digital no Instagram e o papel dos seguidores no desenvolvimento da marca Flair by MR [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33893por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/33893-
dc.description.abstractA presente dissertação explora o papel dos seguidores e consumidores e no quadro da comunicação digital, com foco específico nas estratégias utilizadas no Instagram para o desenvolvimento da marca Flair by MR. Com o aumento do consumo online, as marcas enfrentam o desafio de se destacar num ambiente digital competitivo. É neste sentido que esta investigação pretende, com recurso à entrevista e aos métodos digitais, compreender como o seguidor/consumidor e a comunicação no Instagram influenciam a construção e a perceção das marcas online, utilizando a marca portuguesa de vestuário Flair by MR, como objeto de estudo. Para tal, recorreu-se à análise temática para categorizar e interpretar os dados. Foi depois desenvolvido e aplicado ao conjunto de publicações recolhidas, um livro de códigos composto por 9 dimensões de análise. Os resultados indicam que a marca Flair by MR adota diversas estratégias no Instagram para promover o engagement dos consumidores, como conteúdos visuais interativos, parcerias com outras marcas e a promoção de conteúdos criados pelos utilizadores. Tais práticas fortalecem a imagem da marca e fomentam uma comunidade online ativa e leal. A autenticidade, embora por vezes mais ou menos encenada (Banet-Weiser, 2012), e a interação contínua com os seguidores revelam-se fatores essenciais para o desenvolvimento de um relacionamento duradouro e de confiança. De um modo geral, verificou-se que a análise destaca a importância do envolvimento dos consumidores no desenvolvimento da marca, onde estes desempenham o papel de co-criadores de conteúdo, influenciando as estratégias e contribuindo para a evolução contínua da marca.por
dc.description.abstractThis dissertation explores the role of followers and consumer within the framework of digital communication, with a specific focus on the strategies used on Instagram for the development of the brand Flair by MR. With the rise of online consumption, brands face the challenge of standing out in a competitive digital environment. In this context, this investigation aims, through interviews and digital methods, to understand how the consumer and communication on Instagram influence the construction and perception of brands online, using the Portuguese clothing brand Flair by MR as a case study. To achieve this, thematic analysis was employed to categorize and interpret the data. Subsequently, a codebook consisting of nine dimensions of analysis was developed and applied to the collected set of publications. The results indicate that the brand Flair by MR adopts various strategies on Instagram to promote consumer engagement, such as interactive visual content, partnerships with other brands, and the promotion of user-generated content. Such practices strengthen the brand image and foster an active and loyal online community. Authenticity, although sometimes more or less staged (Banet-Weiser, 2012), and continuous interaction with followers prove to be essential factors for the development of a lasting and trusting relationship. Overall, the analysis highlights the importance of consumer involvement in brand development, where consumers act as co-creators of content, influencing strategies and contributing to the brand's continuous evolution.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectInstagrampor
dc.subjectMedia sociais -- Social mediapor
dc.subjectComunicação digitalpor
dc.subjectEngagementpor
dc.subjectConsumidor -- Consumerpor
dc.subjectComunidade onlinepor
dc.subjectEstratégias de comunicaçãopor
dc.subjectDigital communicationpor
dc.subjectCommunication strategiespor
dc.titleEstratégias de comunicação digital no Instagram e o papel dos seguidores no desenvolvimento da marca Flair by MRpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203788265por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
thesis.degree.nameMestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informaçãopor
dc.date.embargo2025-12-13-
iscte.subject.odsErradicar a fomepor
iscte.subject.odsSaúde de qualidadepor
iscte.subject.odsÁgua potável e saneamentopor
thesis.degree.departmentDepartamento de Sociologiapor
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