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http://hdl.handle.net/10071/33863
Autoria: | Galvão, Pedro Miguel dos Santos |
Orientação: | Gonçalves, Rui Alexandre Henriques |
Data: | 9-Dez-2024 |
Título próprio: | A rede Mobi.E e o crescimento do número de viaturas elétricas em Portugal |
Referência bibliográfica: | Galvão, P. M. dos S. (2024). A rede Mobi.E e o crescimento do número de viaturas elétricas em Portugal [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33863 |
Palavras-chave: | Mobi.E Consumidor -- Consumer Mobilidade elétrica Veículo eléctrico -- Electric vehicle Postos de carregamento Electric mobility Charging stations |
Resumo: | O rápido crescimento das grandes aglomerações urbanas e a utilização dos carros a combustão interna como principal meio de transporte acabaram por prejudicar a manutenção da qualidade do ar e consequentemente da qualidade de vida das pessoas que ali viviam. Desde então os veículos elétricos têm conquistado um papel fundamental no processo de busca por uma mobilidade sustentável. Neste sentido, em que medida a rede Mobi.E contribuiu para o crescimento do número de viaturas elétricas em Portugal?
As vendas de veículos elétricos têm registado um forte crescimento de ano para ano, registando-se um aumento muito significativo de veículos elétricos no parque automóvel português. Para que esta procura crescente se continue a verificar, torna-se imprescindível satisfazer as necessidades dos seus consumidores, nomeadamente no que diz respeito ao carregamento deste tipo de veículos. A Mobie.E é a entidade pública responsável pela introdução e evolução da promoção da mobilidade e postos de carregamento (PC) elétricos em Portugal. Desenvolveu-se um estudo de caráter quantitativo, através da análise de um inquérito realizado através de um questionário, ao qual se obteve uma amostra de 124 potenciais consumidores, residentes em Portugal. Os questionários foram enviados a uma empresa em Portugal por meio de correio eletrónico, contendo o respetivo questionário. O presente trabalho observou algumas tendências e foi capaz de realizar sugestões no que se refere a usabilidade dos postos de carregamento elétrico em Portugal. Os números sugerem que os consumidores inquiridos poderão vir a adquirir uma viatura elétrica e que a existência e acessibilidade de postos de carregamento são um fator fulcral para a tomada de decisão. Realizando uma análise dos inquéritos e atendendo à pesquisa, foi possível a reflexão acerca do papel dos veículos elétricos em Portugal, assim como, de uma melhor compreensão dos principais constrangimentos e motivações encontrados pelos consumidores portugueses. Através de uma rigorosa análise quantitativa esta dissertação oferece informações sobre a rede Mobi.E e o crescimento do número de viaturas elétricas em Portugal. The rapid growth of large urban agglomerations and the use of internal combustion cars as the main means of transportation have ultimately harmed the maintenance of air quality and, consequently, the quality of life for the people living there. Since then, electric vehicles have played a fundamental role in the pursuit of sustainable mobility. In this context, to what extent has the Mobi.E network contributed to the growth of electric vehicles in Portugal? Sales of electric vehicles have shown strong growth year after year, with a significant increase in the number of electric vehicles in the Portuguese automotive fleet. For this growing demand to continue, it is essential to meet the needs of consumers, particularly regarding the charging of such vehicles. Mobi.E is the public entity responsible for introducing and promoting the development of electric mobility and charging stations (CS) in Portugal. A quantitative study was conducted through the analysis of a survey carried out via a questionnaire, from which a sample of 124 potential consumers residing in Portugal was obtained. The questionnaires were sent to a company in Portugal by email, containing the respective questionnaire. This work observed some trends and was able to make suggestions regarding the usability of electric charging stations in Portugal. The numbers suggest that the surveyed consumers may acquire an electric vehicle and that the existence and accessibility of charging stations are a key factor in their decision-making process. By analyzing the surveys and conducting research, it was possible to reflect on the role of electric vehicles in Portugal, as well as to gain a better understanding of the main constraints and motivations encountered by Portuguese consumers. Through a rigorous quantitative analysis, this dissertation provides insights into the Mobi.E network and the growth of electric vehicles in Portugal. |
Designação do Departamento: | Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral |
Designação do grau: | Mestrado em Gestão de Empresas |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Restrito |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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