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dc.contributor.advisorJunça Silva, Ana-
dc.contributor.authorMartins, Eliana Veiga-
dc.date.accessioned2025-03-20T11:24:37Z-
dc.date.issued2024-12-17-
dc.date.submitted2024-09-
dc.identifier.citationMartins, E. V. (2024). O impacto da mindfulness nos níveis da autoeficácia e do engagement académico, com foco no bem-estar e na harmonia [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33854por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/33854-
dc.description.abstractA COVID-19 teve um impacto profundo no ensino, evidenciando a relevância de ambientes académicos saudáveis para assegurar o bem-estar e o sucesso dos estudantes. Durante o confinamento, as instituições enfrentaram desafios para manter a qualidade pedagógica e garantir o bem-estar dos principais stakeholders, nomeadamente os estudantes. Mitigar o stress e promover o bem-estar tornou-se uma prioridade, pois estes fatores influenciam diretamente a satisfação, o desempenho académico e a reputação das instituições. Contudo, deste então, verificou-se uma queda acentuada na saúde mental e no bem-estar dos jovens. As instituições e os investigadores têm procurado práticas para reverter essa tendência e fomentar o bem-estar e a harmonia entre os estudantes. Com base no modelo das exigências e recursos do trabalho (JD-R), e na perspetiva da conservação de recursos foi proposto um modelo conceptual que sugere que a mindfulness — eficaz na redução do stress — teria um impacto positivo no bem-estar e harmonia dos estudantes, mediado pela autoeficácia e engagement académico. Para testar essa hipótese, foi conduzido um estudo quantitativo com 254 estudantes universitários, através de um questionário. Os resultados demonstraram que a mindfulness correlaciona-se positivamente com o bem-estar e a harmonia dos estudantes, através da sua influência em série sobre a autoeficácia e o engagement académico. Concluiu-se que a prática regular de mindfulness contribui para o aumento da autoeficácia e do engagement, promovendo o bem-estar e a harmonia. Assim, a mindfulness revela-se uma ferramenta eficaz na promoção do bem-estar estudantil, com repercussões positivas no desempenho e na qualidade das instituições de ensino superior.por
dc.description.abstractCOVID-19 has had a profound impact on teaching, highlighting the importance of healthy academic environments to ensure student well-being and success. During the lockdown, institutions have faced challenges in maintaining pedagogical quality and ensuring the well-being of key stakeholders, namely students. Mitigating stress and promoting well-being became a priority, as these factors directly influence satisfaction, academic performance and the reputation of institutions. Since then, however, there has been a marked decline in the mental health and well-being of young people. Institutions and researchers have been looking for practices to reverse this trend and foster well-being and harmony among students. Based on the Job Demands and Resources (JD-R) model, and from the perspective of resource conservation, a conceptual model was proposed which suggests that mindfulness – effective in reducing stress – would have a positive impact on students’ well-being and harmony, mediated by self-efficacy and academic engagement. To evaluate this hypothesis, a quantitative study was conducted with 254 university students using a questionnaire. The results showed that mindfulness correlates positively with students’ well-being and harmony, through its serial influence on self-efficacy and academic engagement. It was concluded that the regular practice of mindfulness contributes to an increase in self-efficacy and engagement, promoting well-being and harmony. Mindfulness thus proves to be an effective tool in promoting student well-being, with positive repercussions on the performance and quality of higher education institutions.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectAuto-eficácia -- Self-efficacypor
dc.subjectBem-estar -- Well-beingpor
dc.subjectEstudantes do ensino superiorpor
dc.subjectEngagementpor
dc.subjectHarmoniapor
dc.subjectMindfulnesspor
dc.subjectModelo das exigências-recursos do trabalho (JD-R)por
dc.subjectHigher education studentspor
dc.subjectHarmonypor
dc.subjectJob demands-resources model (JD-R)por
dc.titleO impacto da mindfulness nos níveis da autoeficácia e do engagement académico, com foco no bem-estar e na harmoniapor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203782917por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacionalpor
dc.date.embargo2025-12-17-
dc.subject.jelD23por
dc.subject.jelO15por
dc.subject.jel1D Microeconomicspor
dc.subject.jel1O Economic development, innovation, technological change, and growthpor
thesis.degree.departmentDepartamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacionalpor
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