Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/33846
Autoria: Ialá, Carlos Bideta
Orientação: Seabra, Teresa
Data: 18-Dez-2024
Título próprio: A inspeção escolar na Guiné-Bissau: Perceções e práticas
Referência bibliográfica: Ialá, C. B. (2024). A inspeção escolar na Guiné-Bissau: Perceções e práticas [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33846
Palavras-chave: Inspeção escolar
Controlo
Fiscalização -- Supervision
Supervisão -- Supervision
Educação -- Education
Guiné-Bissau
School inspection
Control
Inspection
Resumo: Ao longo do tempo, a inspeção escolar configurou-se como um instrumento de controlo e fiscalização. E, segundo Viera (1993, p. 28), esteve associada a conceitos como “chefia”, “dirigismo”, “imposição”, “autoritarismo”. Entretanto, esta conceção está agora ultrapassada, envolvendo uma vertente relativa à natureza de supervisão pedagógica. Essa nova conceção, - requer efetivamente, uma abordagem aos atores que intervém no setor. O objeto do presente estudo, visa conhecer junto dos inspetores e professores, as suas opiniôes sobre a inspeção escolar na Guiné-Bissau, a partir de relatos individuais, compreender a “visão” de quem vive essa experiência, perceber a representação do sujeito sobre a prática, suas relações e perspetiva sobre as eventuais mudanças - que tendem a melhorar a qualidade educativa. A abordagem metodológica empregue no presente estudo, é de caráter qualitativo e interpretativo através da realização de entrevistas a inspetores e docentes, tendo estas sido tratadas através de análise de conteúdo categorial. Conclui-se, que apesar da melhoria da prática, a inspeção quando realizada de forma colaborativa e orientada para o apoio, pode contribuir para a construção de uma aprendizagem enriquecedora e elevar os padrões educacionais.
Over time, school inspection has become an instrument of control and inspection. And, according to Viera (1993, p. 28), it was associated with concepts such as “leadership”, “management”, “imposition”, “authoritarianism”. However, this conception is now outdated, involving another understanding of a pedagogical supervisory nature. This new conception effectively requires an approach from actors involved in the sector. The object of the present study aims to understand, among inspectors and teachers, their opinions on school inspection in Guinea-Bissau, based on individual reports, to understand the “vision” of those who live this experience, to understand the subject's representation of the practice , their relationships and perspective on possible changes that tend to improve educational quality. The methodological approach used in the present study is qualitative and interpretative in nature through documentary analysis and interviews treated through content analysis. It is concluded, therefore, that despite the improvement in practice, inspection, when carried out in a collaborative and support-oriented way, can contribute to the construction of enriching learning and raising educational standards.
Designação do Departamento: Departamento de Sociologia
Designação do grau: Mestrado em Educação e Sociedade
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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