Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/33836
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFalcão, Pedro Miguel Ribeiro de Almeida Fontes-
dc.contributor.authorRibeiro, Tânia Sousa-
dc.date.accessioned2025-03-19T15:46:13Z-
dc.date.issued2024-12-05-
dc.date.submitted2024-09-
dc.identifier.citationRibeiro, T. S. (2024). Determinantes da "corporate governance": O impacto na reputação empresarial [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33836por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/33836-
dc.description.abstractA "Corporate Governance" tem sido amplamente estudada como um fator essencial para o sucesso organizacional, com potencial de influenciar significativamente a reputação das empresas. Elementos como a dimensão dos conselhos de administração, a diversidade cultural e de género, a presença de membros não executivos e a existência de comissões independentes, como de Auditoria, Nomeação, Remuneração e ESG são constantemente associados a práticas éticas e transparentes. Neste sentido, este estudo investiga a relação entre essas determinantes e a reputação empresarial, evidenciando um cenário onde a influência direta dessas variáveis não se manifesta de forma significativa. Por meio de uma análise quantitativa envolvendo 86 das 100 empresas consideradas mais reputadas no ano de 2023 pelo Reptrak Institut e utilizando a métrica de reputação fornecida pelo RepTrak foi possível observar que, embora as práticas de governance sejam fundamentais para o funcionamento saudável das organizações, a sua relação direta com a reputação empresarial não assume relevância significativa na amostra em estudo. A pesquisa sugere que outros fatores intangíveis, como a cultura organizacional, a liderança ética, e a perceção pública do desempenho da empresa, podem mediar os impactos diretos das práticas de governance na reputação. O estudo revela que a reputação é moldada por uma complexa interação de fatores, dos quais as determinantes de governance podem ser apenas uma parte. Esta conclusão tem implicações significativas para gestores e acionistas, que devem considerar uma abordagem mais holística e integrada ao promover a reputação empresarial, reconhecendo que uma governança eficaz é necessária, mas não suficiente, para garantir uma perceção favorável do público e dos "stakeholders".por
dc.description.abstractCorporate governance has been widely studied as an essential factor for organisational success, with the potential to significantly influence the reputation of companies. Elements such as the size of boards of directors, cultural and gender diversity, the presence of non-executive members and the existence of independent committees such as Audit, Nomination, Remuneration and ESG are commonly associated with ethical and transparent practices. In this sense, this study investigates the relationship between these determinants and corporate reputation, highlighting a scenario where the direct influence of these variables does not manifest itself in a significant way. Through a quantitative analysis involving 86 of the 100 companies considered most reputable in 2023 by the Reptrak Institut and using the reputation metric provided by RepTrak, it was possible to observe that, although governance practices are fundamental to the healthy functioning of organisations, their direct relationship with corporate reputation is neither linear nor significant. The research suggests that other intangible factors, such as organisational culture, ethical leadership, and public perception of company performance, can mediate the direct impact of governance practices on reputation. The study reveals that reputation is shaped by a complex interaction of factors, of which governance determinants may be only one part. This conclusion has significant implications for managers and shareholders, who should consider a more holistic and integrated approach when promoting corporate reputation, recognising that effective governance is necessary, but not sufficient, to guarantee a favourable perception from the public and stakeholders.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectGoverno das sociedades -- Corporate governancepor
dc.subjectReputação empresarialpor
dc.subjectConselho de administraçãopor
dc.subjectDiversidade -- Diversitypor
dc.subjectComissõespor
dc.subjectMembros não-executivospor
dc.subjectBoard memberspor
dc.subjectCorporate reputationpor
dc.subjectBoard diversitypor
dc.subjectCommitteespor
dc.subjectNon-executive memberspor
dc.titleDeterminantes da "corporate governance": O impacto na reputação empresarialpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203775856por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Empresaspor
dc.date.embargo2025-12-05-
iscte.subject.odsReduzir as desigualdadespor
iscte.subject.odsPaz, justiça e instituições eficazespor
iscte.subject.odsParcerias para a implementação dos objetivospor
dc.subject.jelG32por
dc.subject.jelM14por
dc.subject.jel1J Labor and demographic economicspor
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economicspor
thesis.degree.departmentDepartamento de Marketing, Operações e Gestão Geralpor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_tania_sousa_ribeiro.pdf
  Restricted Access
915,9 kBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons