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dc.contributor.advisorDias, Paulo Jorge Varela Lopes-
dc.contributor.authorGaspar, Claudia Paranta-
dc.date.accessioned2025-03-19T14:43:46Z-
dc.date.issued2024-12-05-
dc.date.submitted2024-09-
dc.identifier.citationGaspar, C. P. (2024). Gestão fiscal das empresas familiares [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33830por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/33830-
dc.description.abstractFace às características únicas e particulares das Empresas Familiares, a presente investigação visa compreender a Gestão Fiscal das mesmas, focando a análise numa comparação suportada por uma amostra de observações que visa comparar a Taxa Efetiva de Imposto suportada pelas Empresas Familiares e pelas Empresas Não Familiares. Aliado ao objetivo principal, e uma vez que a amostra compreende os dados financeiros correspondentes aos anos de 2019 a 2022, neste estudo irá também proceder-se à análise das flutuações ocorridas nas mesmas taxas suportadas pelas organizações durante a pandemia mundial de COVID-19. Neste contexto, a presente dissertação, assente numa lógica positivista, recorrerá à análise estatística dos dados, nomeadamente à utilização de modelos de regressão linear. Os modelos utilizados, que partilham características semelhantes aos modelos construídos em investigações anteriores que visaram o estudo da taxa efetiva de imposto, terão o suporte de várias variáveis de controlo que se consideraram pertinentes, nomeadamente a dimensão da empresa e a sua alavancagem. Além disso, e uma vez que será necessária a identificação das Empresas Familiares na amostra, será utilizada a metodologia SAFER que auxiliará na identificação destas entidades. Deste modo, o presente estudo conclui o objetivo principal, referindo que durante os anos em análise, as Empresas Familiares suportaram uma Taxa Efetiva de Imposto inferior às restantes.por
dc.description.abstractGiven the unique and particular characteristics of Family Firms, this research aims to understand their Tax Management, focusing the analysis on a sample comparison between the Effective Tax Rate borne by Family Firms and Non-Family Firms. In addition to the primary objective, and since the sample comprises financial data from the years 2019 to 2022, this study will also analyse the fluctuations in these rates borne by organizations during the global COVID-19 pandemic. In this context, the present dissertation, based on a positivist approach, will employ statistical data analysis, specifically using linear regression models. The models used, which share similarities with those constructed in previous research on the effective tax rate, will be supported by several control variables deemed relevant, such as firm size and leverage. Additionally, since it will be necessary to identify Family Firms within the sample base, the SAFER methodology will be applied to assist in the identification of these entities. Thus, this study concludes the main objective, stating that during the years under analysis, Family Firms bore a lower Effective Tax Rate than their counterparts.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectGestão fiscalpor
dc.subjectEmpresas familiarespor
dc.subjectFiscalidade -- Taxationpor
dc.subjectTax managementpor
dc.subjectFamily businessespor
dc.titleGestão fiscal das empresas familiarespor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203779126por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopor
dc.date.embargo2027-12-05-
iscte.subject.odsTrabalho digno e crescimento económicopor
iscte.subject.odsPaz, justiça e instituições eficazespor
iscte.subject.odsParcerias para a implementação dos objetivospor
dc.subject.jelH25por
dc.subject.jelM41por
dc.subject.jel1H Public economicspor
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economicspor
thesis.degree.departmentDepartamento de Marketing, Operações e Gestão Geralpor
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